|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Recursos humanos
Empresas apostam em agrados para reter talento
Roberto Assunção/Folha Imagem
|
Fátima Pires, que diz ter recusado várias propostas de trabalho |
Queda da rotatividade e aumento da motivação justificam iniciativas
DA REPORTAGEM LOCAL
Atrair profissionais competentes é apenas o primeiro passo na administração dos talentos das empresas. Em muitas
delas, o maior desafio para a
área de RH é aprender a manter esses profissionais em seu
quadro de funcionários.
Depois de trocar quatro vezes de assistente administrativo, a Tradbor, empresa do segmento de embalagens, fez o
possível para manter no cargo
um profissional que demonstrava competência.
Por fim, a oferta do diretor-executivo da empresa, Alan
Baumgarten, de um plano de
carreira e um aumento de 15%
no salário, manteve o funcionário no cargo. "Escutamos as necessidades dele e ajustamos as
possibilidades para segurá-lo
na empresa", diz Baumgarten.
A Apdata, empresa de tecnologia na área de recursos humanos, adotou uma "política efetiva de valorização de seus colaboradores". A sede da empresa
tem capela ecumênica, academia de ginástica e salas para
cromoterapia.
"Nos últimos três anos, destinamos uma média de 5% do faturamento para melhorar a
qualidade de vida dos nossos
colaboradores. Os resultados
têm sido positivos [para a retenção]", afirma Luiza Nizoli,
diretora-executiva da Apdata.
Segundo um estudo interno
da empresa, o nível de produtividade aumentou 85% nos últimos três anos, enquanto o "turnover" (rotatividade) caiu para
"praticamente zero".
"Entendemos que não é a
questão salarial que retém o talento. Descobrimos, pelo estudo, que algumas pessoas tinham habilidades para áreas
diferentes das em que estavam.
Ao mudarem de departamento,
ficaram mais felizes e, conseqüentemente, passaram a trabalhar mais", diz a diretora.
Há quatro anos na firma, a
gerente de negócios Fátima Pires, 40, diz ter recusado várias
propostas para trabalhar em
empresas concorrentes. "Desde o início, as instalações da
empresa me chamaram muito
a atenção. Há a busca pelo bem-estar dos funcionários", declara. Mostrar a importância do
profissional, aplicando diferentes formas de reconhecimento,
é um fator essencial na avaliação de Nelson Moschetti, diretor da consultoria RCS.
Para Moschetti, também é
fundamental que a empresa
propicie aumento de qualidade
de vida aos seus funcionários.
"Fazer atividades para alcançar
o equilíbrio entre adrenalina e
endorfina, como aulas de ioga e
relaxamentos, é um grande
atrativo", opina o consultor.
Há oito anos como funcionária da rede de hotéis Atlantica, a
administradora hoteleira Regina Carrijo, 26, é, hoje, gerente-geral de uma unidade.
"Trata-se de uma empresa
com muitos jovens trabalhando, respeito do alto executivo e
boas oportunidades de crescimento", declara Carrijo.
(MARIANA BERGEL)
Texto Anterior: Biblioteca Próximo Texto: Dicas para reter talentos Índice
|