São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

concursos

Admissão em estatais é limitada em ano eleitoral

Prazo para homologação de concurso vai até 30/6

RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL

É possível admitir no período eleitoral candidatos aprovados em concursos públicos?
A lei que rege o tema é de 1997. Contudo, nove anos depois, ainda há quem desconheça as regras para a contratação de servidores para as esferas federal, estadual e municipal. "Antes, não era permitido nenhum tipo de nomeação durante o período eleitoral. Por isso muitos ainda têm dúvidas", diz a professora de direito da USP Maria Sylvia Di Pietro.
A resposta para a pergunta acima é sim. No entanto, há alguns condicionantes. Até três meses antes das eleições -neste ano, a partir de 1º de julho-, é permitida a nomeação, mas só para aprovados em concursos homologados antes dessa data.
Se o resultado da seleção não tiver o aval da autoridade responsável ainda neste mês, o profissional terá de esperar até 1º de janeiro de 2007. Nesse caso, só com a posse de presidente, governadores, senadores e deputados será possível ser nomeado para um cargo público.
"Essa regra vale para concursos federais e estaduais", salienta o professor de direito da PUC-SP Carlos Ari Sundfeld.
Segundo ele, "a interpretação mais lógica leva a crer que a admissão nas prefeituras não está impedida", mesmo com a homologação posterior a julho.
A CEF (Caixa Econômica Federal) é uma das instituições que deixarão para o último dia deste mês a homologação do concurso para a formação de cadastro de reserva de advogados, engenheiros e arquitetos.
A advogada M.M., 25, que participou do exame de seleção em abril, diz esperar com "uma certa ansiedade" a classificação e a homologação do certame.
Ela diz acreditar ter chances de ser nomeada para o cargo de advogado júnior, que somente na cidade de São Paulo teve outros 4.509 candidatos inscritos.
"Espero que seja homologado até 30 de junho para não aumentar meu período de indecisão [profissional]", diz ela, que protelou o ingresso em uma especialização por causa do concurso. "Se eu for aprovada, mudo o foco para direito público."


Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: O que diz a lei nº 9.504/97
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.