São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MELHORES ESTÁGIOS

Seis passos levam candidato à vaga

Estudantes contam como se deram bem nas apresentações; roteiro indica fases da seleção

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seis testes separam a sala de aula do escritório: pesquisa, currículo, cadastros, prova, dinâmica de grupo e entrevista.
Uma boa largada é caprichar no currículo, o que não significa incrementá-lo com páginas e páginas. Só não vai precisar dele quem se cadastrar em bancos de dados on-line de empresas. "É de lá que chamamos estudantes para outras etapas", diz Patrícia Palmieri, diretora de RH da farmacêutica Boehringer Ingelheim.
Quem está on-line aproveita para fazer cadastro em bancos de vagas, e o currículo fica a postos para se for chamado.
Até aí, tudo bem. Mas a segunda bateria é mais complicada: provas, dinâmica de grupo e entrevista exigirão mais habilidade do candidato. Quem caprichou na demonstração para ficar com a vaga foi Luiza Cover, 22, estudante de administração.
"Fiz uma apresentação como se eu fosse um produto", conta Cover, que foi estagiar na Boehringer Ingelheim.
Marlon Menezes, 22, estagiário na área de tecnologia da EMC, empresa de TI, conta que passou um final de semana se preparando para a argumentação de um caso no teste. "Treinei no espelho e com o meu irmão a apresentação em PowerPoint", revela.
Ele também passou por uma entrevista em inglês. "Não fui mal, mas o que me diferenciou foi a minha apresentação", diz.
A diretora de RH da empresa, Lycia Fernandes, diz que essas duas fases são fundamentais. "Aqui o jovem realmente vai falar inglês, é importante para o trabalho dele. Já o caso avalia sua capacidade de argumentação", explica.

Setor público
Só em um tipo de estágio é possível escapar de tantas etapas: o que é realizado em empresas públicas. Para ficar com a vaga é preciso prestar concurso. A Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), hoje, faz processos seletivos para cerca de 4.000 postos.
"O perfil do estagiário que procuramos é versátil. Temos oportunidades inclusive para áreas mais alternativas, como artes plásticas", elenca Vera Lúcia Cabral, diretora técnica de políticas sociais do órgão.
Ela afirma que as formações que mais têm espaço no setor público são administração, economia e direito. As inscrições para o processo seletivo deste ano já terminaram.
Há também empresas que apostam na indicação dos funcionários para preencher vagas -inclusive as de estágio.
"Aqui, 75% das vagas são ocupadas desse modo", confirma Daniel Dystyler, porta-voz da Kaizen, de TI. Ele conta que o estagiário não precisa ter muito conhecimento técnico para conseguir a vaga. "Se tiver mais bagagem, melhor. Mas o que ele vai usar ensinamos aqui", conclui Dystyler.


Pesquisa
>>Busque informações sobre as empresas em sites e jornais para descobrir onde deseja trabalhar e avalie se o ambiente combina com você

Currículo
>>Objetivo, em uma página. Antes de mandá-lo a conhecidos por e-mail, ligue para avisar. Na mensagem, explique brevemente como poderia ajudar a empresa

Sites
>>Ao se cadastrar em sites de vagas ou bancos de dados de empresas, atenção! Um item errado, como a data de nascimento, e a filtragem eletrônica o descartará

Prova Virtual
>>Escolha um ambiente tranqüilo e use todo o tempo oferecido, o que garante atenção em perguntas que você pode errar pela leitura apressada

Dinâmica
>>Chegue no horário ou 15 minutos antes. Atenção à roupa: mulheres ficam bem de camisa social, saia ou calça e sapato, e homens, de camisa, calça social e sapato

Hora da entrevista
>>Mostre seus melhores resultados, como um projeto na faculdade ou uma boa contribuição em seu último estágio

Texto Anterior: Satisfação
Próximo Texto: Entrevistador dá valor a disposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.