São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MELHORES ESTÁGIOS

Entrevistador dá valor a disposição

Conversa honesta e interessada conta mais pontos

GIOVANNY GEROLLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os últimos passos que o estudante dá para a vaga de estágio o levam à sala do entrevistador. Ao abrir a porta, vai encarar um executivo da empresa, o supervisor do programa ou profissionais de recursos humanos.
Essa é a etapa que mais exige sangue-frio -e atenção a detalhes. O primeiro deles é o guarda-roupa. "Às vezes o candidato tem excelente colocação, mas peca em pequenas coisas, como vestimenta malcuidada e pouco formal e barriga de fora", aponta a gerente de talentos do Grupo Foco, Renata Schmidt.
Antes de sair de casa, procure conhecer a cultura da empresa e suas exigências de conduta em sites ou na consultoria em que se candidatar.
Na conversa com o entrevistador, os detalhes que contam pontos são demonstrar interesse pela vaga, ter disposição e evidenciar suas habilidades.
"É bom mostrar de forma clara e honesta o que já aprendeu sobre a profissão, sua experiência de vida e o que gostaria de agregar com o trabalho", lista Ricardo Dreves, diretor-geral da Dreves & Associados.
Para Marilis Jinno, gerente de desenvolvimento de RH da Apsen Farmacêutica, ter boa cultura é a porta de entrada para qualquer vaga.

Calma em imprevistos
Mesmo com tudo preparado, toda entrevista leva a algumas encruzilhadas. Se não souber responder a alguma questão, por exemplo, é melhor afirmar que tem vontade de aprender.
"Só diga que está em outros processos seletivos se for questionado. Se tomar a decisão de ir para uma segunda empresa antes que a primeira avise dos resultados da entrevista, é educado comunicar", diz Lucivane Chaves, analista de recrutamento e seleção da Zema.
Na conversa, mantenha a tranqüilidade. "O gestual tem de ser leve", aconselha o diretor nacional da Central de Estágios Gelre, Rossano Lippi.
"Não fiquei nervosa e me apresentei formalmente, já que minha entrevista foi com o diretor da área", conta Natália Marques, 22, que hoje é secretária do presidente da Zema.
"Procure conselhos com amigos que já passaram por entrevistas e foram aprovados, e não com quem nunca conseguiu uma vaga", diz Dreves.

Texto Anterior: Seis passos levam candidato à vaga
Próximo Texto: Certo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.