UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ALÇAPÃO INGLÊS"

Alternativas aparentemente iguais e expressões idiomáticas são alguns dos obstáculos clássicos nas provas

Superar "armadilhas" exige astúcia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No "campo minado" que é um teste de proficiência, as armadilhas, ou "pegadinhas", podem estar onde menos se espera.
"Os testes exigem coisas que você nunca vai usar no cotidiano." A constatação é da professora de inglês Vanessa Prata, 23, que obteve o certificado CAE, de Cambridge. "Às vezes é preciso adivinhar a alternativa mais adequada na visão de quem elaborou a questão", diz.
Nas questões de múltipla escolha, a sutileza na diferença entre as sentenças parece ter como objetivo confundir o candidato.
"Um erro não é necessariamente identificado com conhecimentos profundos de gramática", diz John Speeden, coordenador da Associação Alumni. "Pode estar em uma simples troca de artigo definido por indefinido."
O uso da preposição correta também preocupou Prata. "As dúvidas no uso de "to" e de "for" são clássicas", lembra.

Arrepios
O grande pesadelo para quem vai prestar testes em inglês costuma ser os "phrasal verbs", expressões compostas por verbos e preposições que formam um significado específico. Para familiarizar-se com eles, existem até dicionários e livros especializados. "No Toefl, aparecem na compreensão oral", alerta a professora de inglês da St. Giles Carolina Carreira.
Em outros exames, a prova oral, que envolve entrevista, provoca arrepios. A maior dificuldade é quando o avaliador tem sotaque diferente daquele a que o aluno está acostumado ou quando usa expressões típicas de nativos.
Mas nem só espinhos são apontados por quem já passou pelo caminho da certificação. "Um exame como o CPE pode se tornar "moleza" para brasileiros, pois muitas palavras no inglês avançado são de origem latina, basta pensar em português e traduzir", afirma a tradutora Maíra Silva.
Nesses casos, os professores recomendam cuidado com os falsos cognatos: palavras como "pretend" (fingir) e "push" (empurrar). (EDSON VALENTE)

Texto Anterior: "Certificado é cartão de visitas"
Próximo Texto: "Ciladas" surgem também para os outros idiomas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.