São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-GRADUAÇÃO

Opção pelo MBA dependerá do plano de carreira

WOLFGANG SCHOEPS
ESPECIAL PARA A FOLHA

No Brasil, há numerosos cursos de MBA (Master in Business Administration) que apenas fazem o uso da sigla, mas não correspondem ao sentido original dessa categoria. O MBA deve fornecer ao aluno uma visão generalista de negócios e destina-se à qualificação de profissionais e executivos focados no mercado de trabalho.
MBAs em marketing, finanças e outras categorias frequentemente são cursos de extensão que podem ser valiosos para a carreira, mas de fato não são MBAs.
Na pós-graduação foram criados dois programas, o mestrado e o doutorado "stricto sensu", assim chamados por seguirem rigorosamente as normas acadêmicas de currículo e duração e a exigência das respectivas dissertações, como defesa de tese.
Exige-se diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), por exemplo, para concurso de docência e/ou determinados cargos no serviço público. Mais recentemente, surgiu ainda a alternativa do mestrado profissionalizante, sem dissertação.
A legislação brasileira de pós-graduação, no entanto, permite a condução de cursos "lato sensu", sem o rigor acadêmico de defesa de tese e com menor duração, visando à especialização profissional e estabelecendo requisitos qualitativos e quantitativos, com número mínimo de 360 horas-aula. Porém, um curso de especialização dessa magnitude não apresenta a abrangência necessária ao desenvolvimento de um programa de MBA.
A escolha de uma pós ou de um MBA dependerá dos objetivos do estudante. Para o aluno que queira seguir carreira acadêmica, o mais indicado é uma pós-graduação, com dissertação ou tese e ênfase em pesquisa. Porém, para o profissional que deseja ter uma bem-sucedida carreira executiva ou aprimorar seus conhecimentos na gestão do próprio negócio, o MBA é o ideal. Cabe ao aluno o trabalho de pesquisar, analisar e decidir qual a escola mais adequada aos seus objetivos.


Wolfgang Schoeps, 70, é reitor da BSP (Business School São Paulo)



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Assédio Moral: Um risco invisível no trabalho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.