São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POTENCIAL

O maior desafio é conciliar carreira com a vocação

ROBERT WONG
ESPECIAL PARA A FOLHA

As empresas se valem de certos dogmas no momento de fazer uma avaliação dos seus profissionais. Muitos deles acabam se sentindo "fora dos padrões" e querem saber o que fazer para driblá-los.
Antes de mais nada, o ponto central é o autoconhecimento. Você tem de ser você mesmo. Esse negócio de tentar vender uma imagem que não é sua o tira de seu foco. Quanto mais você se conhece, ou melhor, conhece as características do seu "produto", mais vai saber vendê-lo melhor.
Um desses dogmas é o "diploma de grife". Uma boa faculdade realmente impressiona no currículo, mas, hoje em dia, além do quociente intelectual, é preciso levar em conta o quociente emocional, entre outros aspectos.
Em uma perspectiva mais abrangente, vamos comparar carreira e vocação. Os profissionais, geralmente, tentam as escolas mais conceituadas pensando na carreira. A palavra "carreira" vem do latim "per carrera" -estrada ou trilha das carretas.
Mas a carreira nem sempre oferece todas as alternativas. Muitas vezes você está nela e não consegue desviar o curso ou não pode parar porque atrás vem alguém. Você acaba se bitolando, o que é uma característica das carretas.
"Vocação" vem do latim "vocaccione". É a voz interior, o chamamento. É mais importante, hoje, que o profissional escute seu próprio chamado e procure trabalhar naquilo para o que tem vocação. E sua vocação não necessariamente tem uma estrada tradicional pela frente ou uma faculdade de renome. Na linha do autoconhecimento, buscando o seu chamado, você terá mais chances de ser bem-sucedido.
Assim, seja criterioso e verdadeiro consigo mesmo e, fundamentalmente, conheça-se. Saiba qual é o seu diferencial. Procure indicar às pessoas os seus talentos e mostre que você está seguindo sua vocação. Não se prenda a dogmas. Seja você mesmo.


Robert Wong, 54, é vice-presidente e diretor para a América do Sul da Korn/Ferry



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Primeiro Emprego: Autocontrole ajuda a reduzir a ansiedade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.