São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO EMPREGO

Autocontrole ajuda a reduzir a ansiedade

JULIA ALONSO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na busca pela oportunidade para conquistar o primeiro emprego ou na primeira tentativa de independência financeira, é comum que as pessoas se sintam ansiosas.
Além da ansiedade, a timidez é outra característica que acaba atrapalhando o candidato no período da batalha pelo trabalho.
O medo de se expor diante de uma situação pode impossibilitar a pessoa de mostrar todo o seu potencial, e a ansiedade pode levá-la a esquecer ou a trocar o horário da tão esperada dinâmica de grupo no processo de seleção da empresa de seus sonhos.
Essa falta de autocontrole do candidato pode fazer com que atropele o pensamento da equipe durante um trabalho em time.
Se estiver ansioso, provavelmente você irá parar de ouvir os seus colegas concorrentes e perderá o foco do seu objetivo, ficando impossibilitado de atingir o resultado esperado.
Ansiedade e timidez podem provocar uma série de comportamentos negativos em um processo decisório de seleção para uma vaga, revelando insegurança, imaturidade, falta de percepção, arrogância e falha na comunicação do candidato.
Para lidar com a timidez, é fundamental buscar informações, atualizar-se constantemente através de muita leitura sobre diversos temas. Quanto mais informado você tiver, mais fácil será a sua exposição. Isso lhe dará segurança para colocar suas idéias e para apresentar seus argumentos.
Para controlar a ansiedade, é importante aprender a planejar e a organizar suas atividades e saber administrar o seu tempo.
A prática de esportes ajuda no equilíbrio da ansiedade e faz com que o corpo relaxe, e a mente organize os pensamentos de uma forma mais lógica e coerente.
O segredo mais importante está no autoconhecimento. Saiba conhecer seus limites e tenha iniciativa e coragem para mudar quando for necessário.


Julia Alonso, 36, é sócia-diretora da Passarelli Talentos



Texto Anterior: Potencial: O maior desafio é conciliar carreira com a vocação
Próximo Texto: Remuneração: Benefícios e salários tendem a seguir resultados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.