São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALIDADE DE VIDA

Trabalho pode cansar, mas não deve deprimir

IÇAMI TIBA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pode parecer contraditório, mas o trabalho foi criado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando a sobrevivência já está garantida, é a justamente qualidade de vida que passa a ser prioridade.
Hoje estamos vivendo um período crítico, em que muitas pessoas trabalham somente para sobreviver. Mas, mesmo assim, com sabedoria, pode-se melhorar a qualidade de vida.
Conseguir isso é saber administrar o tempo, um produto altamente "perecível". Mesmo trabalhando 12 horas por dia, a qualidade de vida pode ser boa. E muita gente trabalha mais que 12 horas diariamente -se incluirmos o tempo perdido em espera, trânsito, irritação, desorganização e desperdícios, entre outros.
Quem gosta do que faz não vê o tempo passar e volta para casa realizado e transmite aos filhos o prazer de trabalhar. Essas pessoas têm condições de olhar e apreciar os trabalhos escolares dos seus filhos e participar da vida em família. Certamente bons comentários e a atenção dos pais aumentam também a qualidade de vida dos filhos estudantes.
Quem não gosta do que faz, mas depende disso, deve mudar o olhar, o fazer, o objetivo.
A rotina é o veneno do tempo e assassina a qualidade de vida, mormente os relacionamentos. O trabalho pode cansar, mas não deve deprimir, pois todo ser humano quer ser feliz.


Içami Tiba, 61, é psiquiatra e autor de "Disciplina, Limite na Medida Certa", publicado pela editora Gente



Texto Anterior: Remuneração: Benefícios e salários tendem a seguir resultados
Próximo Texto: Depoimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.