São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"NETWORKING"

Contatos pessoais são mais eficazes para obter vaga

GUTEMBERG B. DE MACEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Inúmeros profissionais frequentemente hesitam em usar a rede de contatos, a "network" -que, no atual quadro do mercado brasileiro, está se tornando um importante canal para o acesso e a conquista de um novo trabalho.
Quem acha que não leva jeito para o "networking" normalmente enfrenta três obstáculos: o medo de ser rejeitado, a timidez e o receio de ser visto como uma pessoa que deseja apenas explorar amizades em benefício próprio.
Além de infantil, tal atitude é desprovida de sustentação e de conhecimento da sabedoria humana. As pessoas querem, sim, ajudar umas às outras.
Mais de 80% dos novos empregos disponíveis não são anunciados. A divulgação restringe-se à própria empresa. Ou as vagas são preenchidas por indicação de um amigo generoso. Então aqueles que têm vergonha de usar a "network" podem ficar sem saber da existência de uma oportunidade.
Segundo consultorias internacionais, entre elas a Rupert Hart, quando bem utilizada, a rede de relacionamento chega a ser 12 vezes mais eficiente do que qualquer outro canal. No meu trabalho como consultor especializado em recolocação de executivos, posso confirmar por experiência a veracidade dessa informação.
As técnicas mais comuns na rede de relacionamentos são o aumento da visibilidade no mundo dos negócios, a identificação dos indivíduos-alvo e a pesquisa de novas chances por meio de colegas, amigos, vizinhos.


Gutemberg B. de Macedo, 57, é presidente da Gutemberg Consultores



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Convívio: Bom ambiente de trabalho é regido pela aceitação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.