São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÉDEA DA CARREIRA

Rota profissional está cada vez mais imprevisível

JEAN CALLAHAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acredito que os únicos responsáveis pelo gerenciamento e pelo desenvolvimento das nossas carreiras somos nós mesmos.
A progressão mais tradicional da carreira corporativa está mudando. A presente tensão econômica está testando a natureza do trabalho. E os caminhos das carreiras estão se tornando cada vez mais imprevisíveis.
Esse fato, aliado ao aumento da competição global em muitos setores, gerou a reestruturação das organizações, onde os funcionários vivem uma realidade de trabalho diferente, em ambientes instáveis e cujo estilo paternalista de gerenciamento de carreira está desaparecendo rapidamente.
Independentemente do nível ocupado dentro da empresa, o executivo tem de se conscientizar e se responsabilizar pelo futuro de sua carreira, tomando para si as rédeas de seu próprio destino.
Um dos aspectos mais importantes é o de autoconhecimento, que contribui para o gerenciamento da carreira, ajudando a fomentar e a criar uma rede duradoura de relacionamentos.
O contínuo aprendizado e a atualização acadêmica são também fatores-chave para o sucesso. Tornam o executivo flexível e preparado para novas realidades.
As aptidões e as capacidades pessoais devem ser continuamente atualizadas e melhoradas.
Não tenha medo de aprender coisas novas. Nós temos a opção de controlar o nosso destino e, portanto, devemos escolher o melhor caminho sabiamente.


Jean Callahan é vice-presidente da A.T. Kearney Executive Search



Texto Anterior: Crise dos 40: Trajetórias de vida e carreira importam mais
Próximo Texto: Liderança: Falta de líderes mantém empresa na mediocridade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.