São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLUNTARIADO

Solidariedade não pode acabar em frustração

STEPHEN KANITZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há mais de dois anos, nosso site, www.voluntarios.com.br, está gerando mais gente do que as entidades conseguem absorver.
O que muito jovem bem-intencionado não sabe é que voluntários requerem supervisão profissional, normalmente um supervisor para cada sete voluntários.
E supervisores custam caro. Além disso, as entidades não estão recebendo mais recursos de empresas socialmente responsáveis porque a maioria quer criar projetos próprios, e não ajudar as entidades que já existem.
Essa é a razão pela qual tantas pessoas ficaram frustradas na campanha do Ano Internacional do Voluntário, de 2001, em que a maioria dos novos voluntários ou foi rejeitada ou está numa lista de espera por falta de supervisor.
Por isso nos concentramos no projeto Profissional Voluntário, em que procuramos ajudar pessoas já com formação profissional ou com experiência a se cadastrarem como voluntários, porque não precisam de supervisão, como nutricionistas, advogados etc.
Profissionais voluntários são extremamente importantes não somente pelos seus conhecimentos, mas simplesmente porque existem, estão disponíveis quando for preciso, um ombro para encostar, alguém para falar. Se você ficar atento, não vai apenas ensinar: vai aprender também.
Já temos mais de 16 mil voluntários, que contribuem em média com R$ 1,2 milhão/ano em serviços prestados gratuitos, mas que valem muito mais do que isso.


Stephen Kanitz, 54, é administrador e criador do site www.voluntarios.com.br



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Gestão do Tempo: É possível chegar ao topo e ver os filhos crescerem?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.