São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA JEFF THULL

Vendedor ganha cliente ao descobrir seu problema

Para o autor, essa estratégia é mais eficaz do que tentar convencer


Um vendedor tradicional fala para convencer o cliente. A informação flui do vendedor para o comprador, em mão única. Não é uma relação muito boa. Em vez de focar na venda, é importante ajudar o cliente a decidir se ele precisa do serviço


SILAS MARTÍ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há 26 anos, Jeff Thull começou a observar o comportamento de bons vendedores. Atual diretor do Prime Resource Group, uma das principais consultorias de vendas dos Estados Unidos, e autor do best-seller "Gestão de Vendas Complexas", ele tem entre seus clientes os grupos Shell, 3M, Microsoft e Siemens. A partir de modelos de comportamento que identificou, tornou-se especialista em vender soluções estratégicas para negócios de alto risco. Ele participa na terça-feira, em São Paulo, do Fórum Mundial de Estratégia e Marketing, da HSM. A Folha antecipou o debate e convidou dois executivos brasileiros para entrevistar o guru dos vendedores: Oswaldo Nardinelli, diretor de negócios da Cadbury Adams, e Jefferson Leite, da BIC.
 

FOLHA - O sr. dividiu a história das vendas em três eras. Na atual, o vendedor serviria como fonte de vantagens para um negócio e não alguém que tenta apenas vender. Com a tecnologia, uma nova era se aproxima?
JEFF THULL
- Acredito que estamos ainda na terceira era e mal equipados para trabalhar nela.
A maioria das empresas ainda trabalha nos moldes dos anos 50 e 70. O problema está nas ferramentas usadas no acompanhamento de uma venda, que ajudam a dar apoio ao cliente -e podem melhorar.

FOLHA - A importância da internet para a área deve aumentar?
THULL
- O forte da internet é providenciar informação de maneira organizada. O ponto fraco é que chega um momento em que é preciso uma interação pessoal com um especialista.
A tecnologia existe para adiar esse momento. A internet serve para comunicar o valor de um produto, mas não ajuda a aumentar esse valor, como faz um profissional.

FOLHA - Quais são as principais qualidades de um vendedor na economia globalizada?
THULL
- Primeiro é preciso ter o conhecimento do negócio, que ele entenda como uma empresa funciona e como a solução que ele propõe afeta essa empresa. É preciso também ser um consultor para o cliente e para a própria empresa, porque o vendedor faz a ponte entre os dois. Antigamente, bastava conhecer o produto. Hoje, além de conhecer bem o que vende, o vendedor precisa conhecer bem o cliente.

FOLHA - O vendedor deve, em vez de vender, administrar decisões, mudanças, expectativas e relações?
THULL -
Um vendedor tradicional fala para convencer o cliente. A informação flui do vendedor para o comprador, em mão única. Não é uma relação muito boa. Em vez de focar na venda, é importante saber identificar qual é o problema do cliente.
A noção clássica de vendas é simplória demais para o que está acontecendo agora.

FOLHA - É verdade que uma venda começa quando o cliente diz "não"?
THULL
- O normal é que, quando o cliente falar "não", o vendedor insista. Essa pressão se torna irritante. Ensino o oposto disso. O vendedor hoje em dia precisa fazer um diagnóstico do problema do cliente, ajudá-lo a decidir se realmente precisa ou não do serviço.

FOLHA - O sr. diz que o vendedor deve agir como um médico, um melhor amigo ou um detetive. Qual dessas estratégias é a melhor? THULL
- É uma mistura das três. É melhor pensar como médico do que como vendedor. Um médico tem um procedimento profissional, não quer vender uma cirurgia. Ele precisa diagnosticar um problema primeiro. Para ganhar a confiança do cliente, é bom tratá-lo como seu melhor amigo. Você pode não vender nada, mas cria uma relação duradoura. A sugestão do detetive é que o vendedor seja curioso e preste atenção nos detalhes, juntando todos eles para chegar a uma conclusão. Eu me perguntaria o tempo todo como agiria um médico, o que diria meu melhor amigo e o que faria um detetive.

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Três eras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.