S?o Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diretor tem a menor alta há três anos

Desempenho do setor industrial impacta remuneração de executivos

DE SÃO PAULO

Pelo terceiro ano consecutivo, o cargo de diretor industrial teve o menor índice médio acumulado (4,61%) entre os postos do grupo de diretores e gerentes. Em 2009, o aumento médio foi de 3,61%; em 2008, de 4,07%, mostra a pesquisa do Datafolha.
A desvalorização dos salários está ligada à queda no setor da indústria de transformação, que inclui a produção de artigos como eletrônicos e móveis, segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
A competitividade das empresas tem sido abalada, entre outros fatores, pela concorrência com importados.
É essa também a avaliação do diretor industrial da Ultrapetro, Vittorio Leone, 56. No cargo há 28 anos, ele diz que os importados causam a eliminação de cargos de alto escalão na indústria.
Para ele, o profissional da área tem de se modernizar para tentar reverter o quadro: fazer cursos e monitorar todos os processos. "Se não for criativo para se manter no mercado, estará eliminado."

MAIOR AUMENTO
No outro polo estão os diretores administrativos, que acumularam maior reajuste médio do grupo (8,95%).
Segundo Marcelo Santos, da consultoria Doers, a posição foi valorizada porque o mercado carece de profissionais com conhecimentos estratégicos de gestão.
Foram essas qualidades que contribuíram para que o então gerente de TI Rodrigo Moralez, 39, fosse convidado para ser diretor administrativo da Progen, de engenharia, pelo dobro do salário. "Deixei de ser coadjuvante e passei a conduzir o negócio."


Texto Anterior: Metodologia: Datafolha avaliou 130 empresas na Grande SP
Próximo Texto: Sua carreira - Nanotecnologia: Especialista é cobiçado no mercado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.