São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despedida deve ser irrepreensível

DA REPORTAGEM LOCAL

"Manter a classe" nos últimos dias de trabalho é a derradeira obrigação de quem consegue uma nova vaga no mercado. Para fechar o ciclo na empresa com chave de ouro, vale se esmerar na conclusão das tarefas e até se oferecer para ajudar a treinar a pessoa que irá substituí-lo.
Embora pareçam óbvias, as recomendações muitas vezes passam longe da percepção de quem atravessa esse tipo de transição. É que, após meses de insatisfação, um súbito sentimento de "triunfo" pode pôr a perder, já nos últimos momentos, as boas relações profissionais do antigo emprego.
"Quem faz isso pode ter problemas futuros porque "queima" suas referências profissionais. É mais inteligente sair sem bater as portas atrás de si porque, no mercado de trabalho, sempre há a chance de precisar voltar", comenta a consultora Denise Kamel.
Mas é difícil. "No final, quando meu chefe me pedia para fazer um trabalho burocrático, queria dizer que não faria mais nada ali. Meu desejo era ir embora", lembra o publicitário Rogério Gomes.
A analista Luciana Felisberto sentiu o peso real de ter saído "numa boa" da firma anterior quando o novo chefe decidiu fazer uma revisão retroativa do seu desempenho antes de contratá-la. Como? Ligando para o antigo chefe dela.
"Felizmente, tínhamos uma relação excelente e minha saída foi bastante cuidadosa. Ele destacou minhas qualidades e isso me ajudou a começar bem na nova função", comenta ela.

Substituição
Antes do desligamento, Luciana fez questão de tomar cuidados minuciosos. "Não tive tempo de ajudar a treinar a pessoa que assumiu meu lugar, mas procurei ser organizada ao extremo para facilitar sua chegada. Deixei tudo em ordem, como se eu mesma fosse cumprir aquelas tarefas."
Já a psicóloga Lenice Modesto recrutou e treinou a pessoa que ficaria em seu lugar.
"Foi parte do acordo para minha mudança de posição. A proposta partiu de mim. Achei adequado porque sabia como ninguém quais eram os obstáculos da função", explica.


Texto Anterior: Rota de fuga
Próximo Texto: Relacão ruim exige busca sigilosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.