São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

600 HORAS DE INGLÊS
Dedicação vai além da sala de aula
Internet e filmes ajudam a aprender

da Reportagem Local

Falar a língua de Shakespeare fluentemente exige do estudante muito mais que comparecer à sala de aula e fazer a lição de casa.
Além dos materiais de apoio -livros de literatura e de exercícios, fora as fitas cassete e de vídeo-, é importante fazer um planejamento antes de começar a pagar a mensalidade do curso.
E como preparar isso? A professora Heloisa Collins, da PUC, afirma que a primeira coisa a ser feita é escolher um curso que corresponda às necessidades de aprendizado do candidato.
Segundo ela, quem quer aprender um idioma deve saber primeiro o quanto precisa aprender, para depois escolher o curso.
"Se o aluno não definir essas coisas com antecedência, terá problemas para alcançar os seus objetivos de aprendizado."
Ela explica que, para aprender, o aluno precisa dedicar muitas horas do seu tempo livre usando o idioma de alguma maneira.
²
Sem medo de errar Para ela, falar, mesmo cometendo erros, é uma ótima maneira de conhecer novas palavras e ganhar fluência no idioma.
"Isso é fundamental. Falando errado ou não, a pessoa estará praticando o que aprendeu."
Criar o hábito de ler livros e revistas é outra maneira de praticar o idioma. Na opinião de Heloisa, mesmo que o aluno não conheça o significado de todas as palavras, muitas vezes, ele consegue compreender a idéia.
Assistir a filmes sem legenda ou legendados em inglês, aprender letras de músicas e viajar para o exterior são formas divertidas de aprender sem ficar preso ao gravador repetindo frases.
"Até os tímidos conseguem bons resultados. Fora do país, a timidez desaparece diante da necessidade de se comunicar."
Para os internautas é útil buscar sites de interesse pessoal e salas de bate-papo (conversa pelo teclado) em inglês.
Um endereço interessante é o (http://www.englishtown.com/ portuguese/chat/chat.asp). São duas salas: uma de conversa e outra para tirar dúvidas com um professor, mas é importante estar atento ao fuso horário.
Também é possível praticar gramática e expressões em endereços como (http:// www.edunet.com/) e (http:// ec.hku.hk/ vec/conversation/).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.