UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RENOVAÇÃO

Empresa dá curso de recolocação

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando ainda estava sem trabalho, a hoje funcionária dos laboratórios Fleury Marli Bahia, 32, usou o que pode ser chamado de "rede de Marlis". Isso porque seguiu o conselho da colega Marly Lima, 40, e fez um curso de recolocação e posicionamento de carreira no ano passado. Após três meses, estava empregada.
Lima trabalha na área de importação do hospital Samaritano, que oferece esses cursos, e indicou a amiga. "Sempre dou essa sugestão para quem está sem emprego. Cursos como esses renovam a esperança, você se sente capaz de conseguir trabalhar de novo."
No Samaritano, a idéia de promover esse tipo de treinamento veio em 2001, depois de um processo de reestruturação.
Em princípio, o público-alvo eram os demitidos, mas o projeto se expandiu e passou a atender também parentes e amigos de funcionários do hospital.
"Alguns colaboradores pediram para inscrever pessoas que conheciam e que estavam sem emprego. Hoje recebemos até profissionais que não têm relação nenhuma com o hospital", afirma Patrícia Lopes Rodrigues, coordenadora de desenvolvimento organizacional do Samaritano.
Quem faz as aulas (700 pessoas já foram atendidas, segundo o hospital) recebe um manual com dicas de como fazer um currículo e de como se comportar em entrevistas, além de listas de sites gratuitos de emprego e de locais que oferecem acesso grátis à internet.
"Estar desempregada era uma experiência pela qual não passava havia muitos anos, já não sabia mais como agir", lembra Bahia.

Texto Anterior: Boca a boa: Site de agrônomo oferece vagas e vira referência
Próximo Texto: Incentivo: Voluntária cria capacitação em telemarketing
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.