São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NÍVEL MÉDIO - Técnico

Consumidor puxa salário para cima

Embalados pelo mercado exigente, técnicos de controle de qualidade obtêm maior reajuste

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Qualidade. Essa é a senha de acesso aos mercados internacionais e ao cada vez mais exigente consumidor brasileiro. Não à toa, o maior reajuste médio entre 2001 e 2005 no nível técnico destinou-se a quem trabalha com controle de qualidade, categoria cuja reposição foi de 58,26% -16,39 pontos percentuais de crescimento real.
"A reposição acompanha, em igual proporção, o grau de importância que as empresas têm depositado em suas áreas de controle e gestão da qualidade interna e de produtos", atesta o gerente de pesquisa salarial da Catho Online, Mário Fagundes. "O objetivo é atender o consumidor mais bem informado."
Márcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp, também destaca a ênfase dada pelas corporações ao controle de qualidade.
"A empresa atual especializa-se em atividades-fim, não em atividades-meio. Para harmonizar os processos produtivos entre as diferentes firmas implicadas, a qualidade é central."
A hipótese se comprova com dados do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) a respeito da emissão de novos certificados de qualidade ISO 9001. De 5 expedidos em 2001, o Brasil passou a ter 1.122 em 2003, 2.834 em 2004 e 1.971 em 2005.
O perfil de quem obtém sucesso nessa área, dizem especialistas, não fica apenas nas habilidades técnicas. Destaca-se quem tem domínio de idiomas e de informática, além de habilidades para trabalhar em equipe e comunicar-se.

Remuneração segura
No segundo lugar do ranking Datafolha ficaram os técnicos de segurança do trabalho, que tiveram uma variação de 54,16% no período. Com índice de reajuste próximo, na terceira posição encontram-se os técnicos de edificações, cuja reposição obtida foi de 53,68%.


Texto Anterior: Tecnologia põe cargo de montador de fotolito em cores perto do fim
Próximo Texto: Ampliação de mercado afeta cargo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.