UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica surgiu de militares na Segunda Guerra

DA REDAÇÃO

Em tempos de guerra no Iraque, é no mínimo curioso constatar que a nova estratégia das empresas para selecionar profissionais aqui no Brasil foi baseada em técnicas militares para a formação de pelotões de elite.
Apesar de ter virado "febre" há menos de um ano no Brasil, o recurso surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando capitães norte-americanos se perguntaram por que certos grupos de soldados voltavam com sucesso de missões quase impossíveis, enquanto outros fracassavam em tarefas mais simples.
Físicos, psicólogos, psiquiatras e médicos em geral foram convocados para responder à questão e proporcionar a criação de "pelotões perfeitos". Daí surgiu a seleção por competências. Eles chegaram à conclusão de que uma boa equipe deveria ser bem balanceada no nível comportamental.


Texto Anterior: Seleção por competências: Nova "filtragem" cobra mais do que técnica
Próximo Texto: Experiência passada é a chave de teste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.