UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado diz que "sorte" o levou a área hoje valorizada

Estar em uma das especialidades de futuro pode ser resultado de dois caminhos: do profissional antenado nas oportunidades da carreira ou de sorte. E foi por sorte que o advogado Luis Celso Cecilio Leite Ribeiro, 26, diz ter entrado no direito ambiental.
Há seis anos, quando fez uma entrevista no escritório Pinheiro Neto, Ribeiro não imaginava que seria encaixado nessa área e, melhor que isso, que depois se apaixonaria por ela.
"Na época, eu queria um estágio, e era essa a vaga que havia. Já de cara percebi ser um ramo interessante e me empolguei. Com os anos, acabei me tornando um especialista", conta ele, que atualmente está terminando sua pós-graduação em direito ambiental na USP (Universidade de São Paulo).
O advogado Cristiano Scorovo Conceição, 27, do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, faz parte do primeiro grupo. Desde o início da faculdade já estava de olho no direito tributário.
"Sempre tive afinidade e curiosidade com a área. Além disso, os profissionais comentavam que era um ramo em ascensão. Durante o estágio, procurei me dedicar ao assunto", conta.
Áreas tradicionais, que já contam com muitos advogados, podem oferecer novos nichos, nos quais há oportunidades. Segundo Fabiola Elmilin Rodrigues, 29, um desses "achados" é o nicho de penal empresarial.
Penalista por vocação, ela advoga há quatro anos no escritório Demarest & Almeida na defesa das empresas. "Antigamente a área penal era voltada só à pessoa física. Hoje os casos abrangem a pessoa jurídica também. A matéria se funde com as questões ambientais, econômicas e tributárias", acrescenta Rodrigues.
Em comum, os três dizem que estão "muito bem, obrigado" na área que escolheram ou em que foram encaixados. "Não imaginava trabalhar nesse nicho, e agora não me vejo mais fora dele", reforça a penalista.



Texto Anterior: Direito: Ambiente e internet batem martelo
Próximo Texto: Comunicação: Candidatos apostam em área errada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.