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LOUSA MÁGICA
Valorização do saber incentiva escolha pela carreira acadêmica
DA REPORTAGEM LOCAL
A paixão por um tema e a
possibilidade de estudá-lo profundamente são algumas das
motivações que levam o profissional à área acadêmica.
Para Gilberto Jannuzzi, 52,
professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (Universidade Estadual
de Campinas), no entanto, foi a
pouca valorização do trabalho
intelectual o motivo que o fez
abandonar a iniciativa privada.
"Fiquei cinco anos numa empresa. Eu já tinha doutorado,
mas lá isso não valia nada. Na
academia o sucesso está ligado
à competência intelectual."
Jannuzzi afirma, contudo,
que a área acadêmica também
tem seus poréns. "O retorno financeiro é desvantajoso se
comparado ao mundo corporativo. Uma opção para completar o orçamento é a consultoria,
mas não é esse o objetivo principal da área acadêmica."
Para Antonio Valverde, professor do Departamento de Filosofia da PUC-SP (Pontifícia
Universidade Católica) e do
Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da Administração da Eaesp-FGV (Fundação Getulio Vargas), o maior
ganho com o caminho da pesquisa e das salas de aula é o conhecimento pessoal adquirido.
E a "multiplicidade de relações humanas", na avaliação do
professor de história do curso
Anglo, Gianpaolo Dorigo, 43.
Apesar de ter concluído mestrado -etapa fundamental da
vida acadêmica-, Dorigo preferiu o ensino escolar à pesquisa. "A área acadêmica está ligada à produção de conhecimento, e a escolar, à divulgação dele.
Apaixonei-me pela última."
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