S?o Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Promessa de vaga leva empresas de RH à Justiça

Profissionais movem processos contra consultorias por serviço de recolocação


Cecília Acioli/Folhapress
O estudante de direito Daniel Dias entrou com uma ação contra consultoria de recursos humanos no Rio de Janeiro

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Os tribunais de Justiça de São Paulo e do Rio de Janeiro colecionam ações contra empresas de recursos humanos.
Na procura por melhores postos, trabalhadores têm se deparado com duas situações. Uma é a promessa de vaga por uma empresa de recolocação, o que é ilegal.
Outra é o contato de uma consultoria de recursos humanos que oferece uma vaga inexistente só para, na entrevista, conseguir vender seus serviços ao candidato.
Em maio de 2008, Daniel Dias, 27, pôs seu currículo em site de oferta de vagas e recebeu ligação dizendo que o perfil se encaixava em uma delas. Na empresa, a RH Group, foi informado de que o posto havia sido preenchido. Os consultores, porém, prometeram outros, com salários maiores, se ele contratasse o serviço do grupo.
Sentindo-se pressionado, Dias desembolsou R$ 500. Ao fim do contrato de seis meses, sem notar empenho da empresa para obter a vaga, entrou na Justiça.
No último dia 24, a RH Group foi condenada a pagar R$ 2.000 a ele por danos morais e a devolver em dobro a quantia paga. Cabe recurso.


Próximo Texto: Consultorias são investigadas no Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.