Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

`Me engana que eu gosto'

Tratamentos em voga contra o problema

Carboxiterapia

Usa injeções de gás carbônico para estimular a formação de colágeno. Promete melhorar a oxigenação dos tecidos e, por tabela, a circulação sanguínea. É comum um ardor desagradável na aplicação e leve coceira logo depois. Indicada para casos mais leves.

Criolipólise

Criado pela Universidade Harvard, o método não invasivo seleciona áreas em que há acúmulo de gordura localizada e, resfriando-as, induz sua eliminação sem danificar os tecidos.

Drenagem linfática

Massagem com movimentos suaves seguindo o trajeto do sistema linfático. Feita manualmente ou por aparelhos. Estimula a reabsorção do edema da celulite e reduz o inchaço. Quando é suspensa, a celulite pode voltar. Contraindicada para quem tem doenças circulatórias, cardíaca, renal e infecções.

Laserlipólise

Método invasivo que usa o laser para fazer lipoescultura. A ponteira do equipamento é inserida no tecido subcutâneo. O laser rompe células de gordura, que são eliminadas pela circulação ou aspiradas mecanicamente.

Massagem dermoativadora

Com uma luva massageadora são feitos movimentos intensos que ativam a circulação e, teoricamente, reorganizam a gordura. Grávidas, lactantes, hipertensos, pacientes renais e com infecção não podem fazer.

Radiofrequência

Usa a radiofrequência para contrair as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme e compactando o tecido adiposo. Indicado para mulheres no peso ideal, mas com flacidez. Liberado pela Anvisa.

Subcisão

Cirurgia com anestesia local indicada para estágios mais avançados. É introduzida uma agulha-bisturi que corta as fibras que repuxam a pele para baixo, desfazendo os nódulos. Não deve ser feita em áreas grandes. Tratamento reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ultrassom

Ondas provocam vibrações que quebram as traves fibrosas responsáveis pelas depressões da celulite. A eficácia é questionada. A liberação da gordura pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides. Não indicado para quem está acima do peso.

Velashape

Aparelho queridinho de dermatologistas, une radiofrequência, raios infravermelhos e manipulação mecânica. As duas primeiras técnicas agem na flacidez e a massagem é para diminuir o inchaço. Liberado pela Anvisa.

Fontes: Soraya Francisco Rossetti, dermatologista; Roberto Chacur, cirurgião

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.