Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Neuro

SUZANA HERCULANO-HOUZEL suzanahh@gmail.com

Eu quero esse que está na sua mão!

Estudo recente mostra que somos macacos de imitação não apenas das ações, mas dos desejos alheios

As crianças sabem: o brinquedo na mão do colega é sempre mais divertido. Adultos também conhecem o fenômeno. Em lojas, uma roupa ou um computador sendo manipulado por outros clientes subitamente é exatamente o que você queria.

Esse é o conceito de "desejo por imitação", imortalizado pela recém-falecida roteirista Nora Ephron na cena do restaurante do filme "Harry e Sally". Nela, a vizinha de mesa vê Meg Ryan ter um orgasmo sobre um prato de salada e pede à garçonete que lhe traga "o mesmo que ela pediu".

Um estudo recente de um grupo de neurocientistas, na França, mostrou que o que acontece em nosso cérebro ao observar um objeto ser manipulado por outra pessoa está surpreendentemente perto da cena do restaurante: uma interação entre o sistema de neurônios-espelho e o sistema de recompensa, que faz com que aquilo que é manuseado por outra pessoa se torne subitamente interessante.

Neurônios-espelho são células encontradas em regiões do cérebro como o córtex parietal e o pré-motor que representam um mesmo movimento tanto quando é feito pelo próprio cérebro quanto pelo de outra pessoa. Esses neurônios "refletem" automaticamente ações alheias e nos permitem tanto imitá-las quanto interpretá-las.

Usando ressonância magnética funcional para acompanhar a ativação do cérebro de voluntários, o estudo francês mostrou que, como esperado, observar mãos fazendo movimentos no ar ativa o sistema de neurônios-espelho -mas não o sistema de recompensa, aquele conjunto de estruturas que sinalizam quando algo especialmente bom ou interessante acontece.

Apenas visualizar objetos soltos, como bombons, brinquedos, roupas ou ferramentas, não ativou especialmente o sistema de recompensa. Mas quando viram mãos alheias manipularem os mesmos objetos, bingo: não só o sistema de recompensa foi ativado como os voluntários relataram um desejo bem maior de manipular aquele objeto também.

O "desejo por imitação", portanto, não só é real em nosso cérebro como vem da influência funcional do sistema de imitação (neurônios-espelho) sobre o sistema de desejo (sistema de recompensa e motivação), segundo o estudo. É um tanto útil: se algo for interessante para seu vizinho, você deverá se interessar também. Somos macacos de imitação não apenas das ações alheias, mas também dos seus desejos...

SUZANA HERCULANO-HOUZEL é neurocientista, professora da UFRJ, autora de "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (ed. Sextante) e do blog www.suzanaherculanohouzel.com

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.