Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exercícios de ioga podem estimular o bom funcionamento da glândula

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A ioga é o maestro e as glândulas são os músicos. Quem faz a comparação é Marcia De Luca, terapeuta especialista em ioga, meditação e ayurveda, mostrando a importância de harmonizar "ásanas" (as posturas) e "pranayamas" (as técnicas respiratórias) para o funcionamento perfeito e bem orquestrado do organismo.

Marcia ensina o "kumbhaka bandha", um dos mais importantes exercícios respiratórios da ioga, ligado justamente à busca do equilíbrio hormonal.

"O objetivo desse exercício é trabalhar o centro de energia localizado na região do pescoço a fim de esticar e comprimir a tireoide e as glândulas paratireoides", afirma ela.

"Kumbhaka bandha" (kumbhaka é cântaro em sânscrito e bandha é contração) é uma respiração completa, com ritmo e contrações das glândulas.

Segundo Marcia, pode prevenir e atuar como coadjuvante no tratamento de problemas da tireoide, porque ativa a glândula, estimulando o seu funcionamento.

O ideal é praticar esse pranayama pelo menos duas vezes por semana, por dois ou três minutos no início e ir aumentando o tempo aos poucos. (ANA TEREZA CLEMENTE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.