Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Neuro

SUZANA HERCULANO-HOUZEL - suzanahh@gmail.com

Para não dormir ao volante

Quanto maior o tempo de atenção sustentada na estrada, maior é a fadiga das regiões cerebrais envolvidas

RESOLVI IR a um evento em São Paulo de carro, para poder levar junto toda a família.

Que bom que meu pai, o "babysitter" da vez, também é um ótimo e paciente motorista, porque o que deveria ter sido uma viagem de umas cinco horas, ainda razoáveis de serem conduzidas por um só motorista, tornou-se uma jornada de longas sete horas na ida e inacreditáveis nove horas na volta.

Tudo porque a estrada entre as duas maiores cidades brasileiras não tem um plano de contingência decente em caso de acidentes.

O problema maior, contudo, nem é ficar parado ou se arrastando pela estrada (sob protestos das crianças, declarados por voz ou mensagens de texto enviadas do banco de trás). Quanto mais longo o período de atenção sustentada na estrada, maior é a fadiga das regiões cerebrais envolvidas e menor a capacidade de continuar acordado -e ainda menos, atento.

Ocorre que o sono é autorregulado e uma de suas funções é justamente a de permitir ao cérebro se recuperar de longos períodos de atenção sustentada.

A sonolência ao volante é apenas a resposta natural do cérebro a um longo período de vigília extremamente alerta aos detalhes do trânsito.

E o sono é implacável. Anos atrás, um estudo em um simulador de trânsito mostrou que, após horas na "estrada", motoristas que ainda se diziam "bem e acordados" já apresentavam o cérebro invadido pelas ondas delta do sono. Ou seja: estavam começando a dormir de olhos abertos. Assustador.

Como diminuir as chances de adormecer ao volante, então? Ter para quem passar a direção é ótimo, mas, na ausência de um motorista substituto, há um grande truque, excelente amigo do motorista: a fome.

São vários os sistemas no cérebro que controlam o sono, mas todos eles têm seus sinais integrados por um pequeno grupo de neurônios orexinérgicos, que também recebem informação sobre o estado metabólico do corpo.

Quando, de madrugada, você acorda com fome e não consegue adormecer de novo enquanto não assaltar a geladeira, é por causa desses neurônios exercendo uma de suas funções: mantê-lo acordado para encontrar comida.

Assim que a comida chega, esses neurônios relaxam e permitem aos sistemas que regulam o sono nos fazer adormecer, se esse for o caso.

Portanto, antes de encarar a estrada, nada de comer bem. Melhor deixar seu cérebro faminto, ansioso por chegar ao destino para só então poder comer... e dormir em segurança.

SUZANA HERCULANO-HOUZEL é neurocientista, professora da UFRJ e autora do livro "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" e do blog www.suzanaherculanohouzel.com

NA PRÓXIMA SEMANA
Denise Fraga

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.