Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Evite que sua baixa expectativa atrapalhe o desempenho da criança

PARA PROFESSORES

>> Numa sala com 30 alunos, dedique um dia por mês para dar atenção especial a cada um. No dia "dele", converse com o aluno no fim da aula e pergunte sobre suas dificuldades e se gosta das lições

>> Defina um tempo padrão para que os alunos respondam às questões; dedique o mesmo tempo a cada um

>> Demonstre surpresa quando um aluno tirar notas baixas e deixe claro que você esperava mais dele

>> Se necessário, mude os alunos de posição na sala de aula de quando em quando para não ficar próximo sempre dos mesmos estudantes

PARA PAIS

>> Evite acostumar-se ao baixo rendimento de seu filho. Não é porque ele foi mal em anos anteriores que é normal tirar notas baixas agora

>> Não diga que a criança tem problemas de aprendizagem. Ela pode internalizar essa crença e usá-la como desculpa para desistir de tarefas mais complexas

>> Deixe claro para seu filho que você acredita nele. Faça elogios como "sempre soube que você conseguiria" ou "desde pequeno você é muito inteligente, basta estudar"

>> Não demonstre surpresa ou descrença quando a criança tirar uma nota mais alta que de costume.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.