Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Como foram feitos os experimentos

O educador americano Robert Pianta fez um estudo em 2012 com 440 professores, usando como base outro, feito em 1964 com 230 alunos

Naquele ano, o psicólogo Roberth Rosenthal e a pedagoga Lenore Jacobson foram a uma escola da Califórnia e disseram aos professores que aplicariam um "teste de Harvard", uma prova inovadora capaz de indicar quais alunos teriam um desenvolvimento elevado naquele ano. Mas a prova era só um teste de QI convencional

Todos os alunos fizeram a prova. Sete dias depois, os pesquisadores voltaram à escola com uma lista dos alunos que supostamente se destacariam naquele ano. A falsa lista continha os nomes de 20% dos estudantes da escola, sorteados aleatoriamente

No fim do ano, os pesquisadores voltaram à escola e os alunos refizeram a prova. Os que tinham o nome na lista mostraram, em média, aumento de mais de 12 pontos em seus QIs. Já os que ficaram fora da lista tiveram um aumento médio de apenas 8 pontos; a diferença foi maior nas classes de crianças mais novas: aumento médio de 20 pontos para os com nome na lista e de 11 pontos para os fora da lista

Os alunos que estavam na lista de supostos "inteligentes" tiveram melhores notas e foram mais bem avaliados pelos professores em rendimento e comportamento

A partir desse teste, os pesquisadores entenderam que os professores tratavam de forma diferente alunos considerados mais inteligentes e que essa diferença beneficiava esses alunos

Com base nesse resultado, neste ano de 2012 pesquisadores da área de pedagogia da Universidade da Virgínia tentaram descobrir como impedir que as expectativas dos professores atrapalhassem o aprendizado dos estudantes

Para isso, eles reuniram 440 professores e ofereceram dois cursos a eles. O primeiro curso, feito com metade dos professores por 14 semanas, procurava convencer os educadores de que suas expectativas podiam estar erradas e que muitos alunos se desenvolviam menos porque isso era o esperado

Já o treinamento do segundo grupo era comportamental: os pesquisadores não queriam convencer os professores a mudar de expectativa, e sim ensinar técnicas de como disfarçar essas expectativas e tratar todos os alunos do mesmo modo

O resultado mostra que os professores que tentaram mudar de expectativas tiveram apenas 12% de sucesso, enquanto os que mudaram seu comportamento registraram 24% de melhora em seu relacionamento com os alunos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.