São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTAÇÃO

O viciado em nicotina deve ficar duplamente atento à quantidade de gordura do seu cardápio. Quando se fala em infarto, o fumante está automaticamente inserido no grupo de risco, já que o fumo é um dos principais fatores que levam à doença, junto com colesterol alto e hipertensão.
Para complicar ainda mais, a nicotina também aumenta a produção de colesterol ruim, o que praticamente obriga os fumantes a evitar o consumo de gordura.
Uma prática recomendável é a inclusão no cardápio de alimentos que ajudam a desintoxicar. Um deles é o missô -tradicional preparado da culinária japonesa, feito de soja fermentada com cereais e sal. O missô é muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B-12 e ajuda a limpar o pulmão de fumantes. Vendido em forma de pasta, é muito usado no preparo de sopas, como a famosa missoshiro.
Outra medida ainda mais simples é beber pelo menos 2 litros diários de água. "A ingestão de líquidos torna a secreção menos espessa e permite que seja expulsa mais facilmente", explica a nutricionista Roberta Greco, do Centro de Apoio ao Tabagista, do Rio de Janeiro.



Texto Anterior: Fitoterapia
Próximo Texto: Na mesa: Quando a comida não digerida só faz bem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.