São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Ansiedade pode interferir no hálito A nsiedade não faz mal só para o coração ou para o estômago: ela também pode causar mau hálito. É o que demonstrou uma pesquisa da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Em sua tese de doutorado, a cirurgiã-dentista Caroline Morini Calil verificou que os voluntários, quando submetidos a um teste que gerava ansiedade, sofreram um aumento na produção de compostos sulfurados voláteis -que são os principais causadores do mau hálito. Essas substâncias são produzidas por bactérias presentes na cavidade bucal (foto), que atuam sobre células descamadas e restos de alimentos.
Foram estudados 20 homens e 20 mulheres, todos em perfeitas condições de saúde oral. No último grupo, a pesquisadora também observou o efeito da menstruação no mau hálito.
Nas fases pré-menstrual e menstrual, foi constatado um aumento nos compostos sulfurados voláteis que provocam o problema.
O próximo passo será investigar os mecanismos pelos quais o estresse e a menstruação afetam a produção dessas substâncias.
Outro estudo desenvolvido anteriormente na FOP havia mostrado que o estresse induzido por um exame acadêmico também tem esse efeito.

ENCONTRO GRATUITO ABORDA O FEMININO
O evento gratuito "Noite do Feminino", promovido por integrantes do projeto Mulheres em Roda (www.mulheresemroda.com.br), acontecerá no dia 12/2, das 20h30 às 22h30. Numa vivência com arte e movimentos corporais são propostas a quebra da rotina e a retomada de aspectos esquecidos do feminino. Inscrições: 0/xx/11/5531-8475

ESTUDO CONVOCA ADOLESCENTES OBESAS
O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp busca 30 voluntárias obesas do sexo feminino com idade entre 13 e 15 anos de idade. As interessadas não devem estar em tratamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e hipotireoidismo, entre outras) ou para emagrecimento e não devem praticar atividades físicas além das aulas de educação física na escola. Após triagem, as selecionadas participarão do Papo (Programa de Atividades para o Paciente Obeso), que estimula mudança de hábitos alimentares e melhoria da qualidade de vida de forma educativa. Inscrições: nos dias 5/2 e 7/2, das 14h às 15h30, na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (r. Pedro de Toledo, nš 844, São Paulo)


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Possibilidade de fazer escolhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.