São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música contribui para tratamento

A música, que também entra em cena no teatro dos afásicos, é um instrumento importante para a recuperação de pacientes de AVC. Um estudo realizado pela unidade de pesquisas cerebrais e cognitivas da Universidade de Helsinque (Finlândia) de-monstrou que o simples fato de ouvir algumas horas de música por dia após o acidente vascular cerebral favorece a maior recuperação da capacidade verbal dos pacientes.
Publicada em fevereiro no periódico "Brain", a pesquisa envolveu 60 pessoas com AVC recente. Elas foram divididas em três grupos: um que ouviu diariamente as músicas de sua preferência, um que utilizou "audio books" e um que não escutou nenhuma música durante a pesquisa.
Após três meses, o grupo dos ouvintes de música apresentou 60% de melhora na memória verbal, em comparação com um progresso de 18% entre os que usaram os "audio books" e de 29% entre os que não ouviram nada.


Texto Anterior: Inspire Respire Transpire: Em busca da palavra perdida
Próximo Texto: [+]Corrida - Rodolfo Lucena: Fonte da juventude
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.