São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem na TV terapeuta decide pelo casal

DE SÃO PAULO

A série americana "In Treatment" mostra o trabalho do psicólogo Paul Weston (interpretado por Gabriel Byrne) com seus pacientes.
As duas primeiras temporadas passaram aqui em 2009, no canal a cabo HBO, e a primeira está à venda na Livraria Cultura, em DVD (importado). Nos EUA, a terceira temporada deve começar ainda neste ano.
Em um dos episódios, o casal Jake (Josh Charles) e Amy (Embeth Davidtz) procura ajuda para decidir se ela deve ou não manter a gravidez.
Amy havia feito tratamento para engravidar, mas não tem mais certeza de que quer o filho. O marido a pressiona para que ela tenha a criança. Leia trechos do diálogo do casal com o terapeuta:

Jake (o marido) - Eu não entendo o que você faz [Paul]. Viemos aqui porque não conseguíamos tomar uma decisão. E conforme o tempo vai passando, você tenta nos convencer de que temos problemas. Você não nos ajudou a decidir, mas conseguiu nos fazer brigar!
Paul (terapeuta)- A questão que está surgindo...
Jake - Nós não viemos aqui para fazer nada surgir. Viemos só pra saber se temos ou não temos o bebê.
Paul - Mas essa não é uma resposta que pode ser dada só com sim ou não.
Jake - Viemos aqui falar de uma gravidez. E acabamos falando de todas essas outras coisas, de relacionamento, estou cansado disso! Sim ou não para a gravidez? Fazemos um aborto ou não? Responda logo, porra!
Paul - Você quer mesmo uma resposta agora?
Jake - Diga sim ou não.
Paul - Acho que vocês devem fazer um aborto.
Amy (a mulher) - Mesmo?
Paul - Façam um aborto.
Jake - É isso que pensa?
Paul - Você percebe o que está acontecendo aqui? Viu como você me encurralou? Viu como você me forçou a dar uma resposta que você não queria ouvir? É isso o que você faz com a Amy. Não posso dizer se você deve ou não fazer um aborto.
Jake - Pode sim, você acabou de dar uma resposta. Você tinha uma opinião e a deixou escapar. Você está matando o nosso filho.
Amy - Para, deixa ele em paz.
Jake - Vamos embora. Você (para Amy) já conseguiu o que queria aqui. Não precisamos mais perder tempo.
Paul - Sabe por que não posso dizer se vocês devem ou não fazer o aborto? Não tem nada a ver com o fato de eu ser ou não psicoterapeuta, se isso é permitido ou não. Essa é uma decisão pessoal de vocês dois. É uma decisão moral. O que eu posso fazer é ajudá-los a encarar os seus sentimentos, para que tomem uma decisão correta pra vocês dois. É só isso o que eu posso fazer.
[Jake sai do consultório revoltado]


Texto Anterior: Ir ou ficar
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.