São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Cinzas da churrasqueira devem ser limpas com vassoura e pá após o uso

Churrasqueiras caseiras também precisam de manutenção periódica. Elas devem ser limpas sempre ao final de cada churrasco, pois o acúmulo de cinzas absorve o calor do carvão -o que tornará o aquecimento mais lento em uma próxima vez em que for usada.
A limpeza e a retirada das cinzas devem ser feitas com uma vassoura e com uma pá, e nunca jogando água. Isso porque o interior da churrasqueira é feito com um tipo de tijolo especial, que absorve muita água.
"Se a churrasqueira for molhada toda vez que for usada, o tijolo vai absorver muita água e isso vai dificultar o aquecimento do carvão e diminuir pela metade a durabilidade do produto", diz o churrasqueiro Jandir Dalberto, diretor de operações da Fogo de Chão.
Outra dica de manutenção, para churrasqueiras com grelhas giratórias, é lubrificar o sistema mecânico pelo menos a cada 60 dias (em caso de churrascos semanais).
"Essa engrenagem geralmente é deixada de lado. Com o tempo, depois de absorver gordura e fuligem, a tendência é travar tudo", diz Dalberto.
Por fim, a limpeza das grelhas dispensa receitas caseiras -como água morna com vinagre, limão, ou raspagem da gordura com tijolos. "O ideal é borrifar um desengordurante específico, encontrado em supermercados, e lavar depois de 20 minutos. Isso economiza tempo e ainda preserva as mãos."


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Memória externa
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.