São Paulo, quinta-feira, 02 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Livros ensinam como comer bem

Nos Estados Unidos, onde a obesidade é um grave problema de saúde pública, os livros de nutrição costumam frequentar a lista de best-sellers. É o caso de "Coma, Beba e Seja Saudável" (310 págs., R$ 45, ed. Campus, tel. 0800-265340), escrito por Walter C. Willet, chefe do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard e professor da Escola de Medicina de Harvard.
Baseado nas mais recentes pesquisas sobre nutrição, Willet dá orientações completas sobre como se alimentar corretamente no dia-a-dia, indicando uma nova pirâmide alimentar e destacando os benefícios de alimentos que já foram "crucificados" pelos especialistas, como os ovos, o café e as chamadas frutas secas. O livro contém ainda sugestões de cardápio semanal e receitas de entradas, pratos com peixe e carne -inclusive de porco-, saladas, vitaminas e sopas, entre outras.
Pratos leves e saudáveis são também o ponto forte de "A Cozinha que Cura" (228 págs., R$ 28, ed. Ground, tel. 0/xx/11/5031-3462), da norte-americana Kristina Turner. A autora adota os conceitos da cozinha macrobiótica e não se preocupa em embasar cientificamente suas orientações nutricionais. Mas mesmo quem não é adepto da macrobiótica pode utilizar as receitas do livro, muitas delas baseadas em cereais integrais.



Texto Anterior: Alecrim: Europeus torciam o nariz para o tomate
Próximo Texto: Outras idéias - Renato Janine Ribeiro: Sinta raiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.