UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cirurgia em São Paulo entrou para a história

A ansiedade deu lugar ao desespero quando a ultra-sonografia, que ia apenas determinar o sexo do bebê, apontou a ocorrência de meningomielocele no feto, no quarto mês de gestação. "O médico pediu mais uma série de exames, mas já adiantou que a doença era grave e que o bebê tinha poucas chances de ser saudável", lembra a mãe, a funcionária doméstica Edinei de Jesus Santos, 26. "Entrei em depressão, não fui mais trabalhar. Fiquei sem saber o que fazer", diz ela.
A meningomielocele é uma má-formação caracterizada pela não-conclusão do fechamento da coluna vertebral do feto, provocada, em geral, por deficiência alimentar. A principal consequência é o acúmulo de água no cérebro (hidroencefalia), o que causa diversos distúrbios no sistema nervoso. Até o caso do bebê de Edinei dos Santos, o único tratamento possível no Brasil era colocar uma espécie de dreno na cabeça do bebê.
O pai, o soldador Joatan Miranda, 35, porém, ficou sabendo na empresa onde trabalha que havia uma equipe da Unifesp estudando a doença. Resolveu levar a mulher ao Hospital São Paulo. "Já estava quase perdendo as esperanças, mas, quando o médico falou da nova cirurgia, tomei coragem de novo", diz a mãe.
A cirurgia, realizada no fim de agosto, entrou para a história brasileira como a primeira a ter sucesso ao tratar de um feto por meio de uma grande incisão no abdômen da mãe. O útero é exteriorizado para que o bebê seja operado a céu aberto, nome que batiza a técnica no Brasil. As equipes do obstetra Antonio Fernandes Moron e do neurocirurgião Sérgio Cavalheiro concluíram o procedimento em 18 minutos.
Raquel de Jesus Leal nasceu há um mês e está se recuperando bem no Centro de Terapia Semi-Intensiva do hospital. "Os médicos disseram que as chances de ela ser uma criança normal são de mais de 90%", comemora a mãe.


Texto Anterior: O que há de mais novo
Próximo Texto: O futuro está na prevenção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.