São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que não pode faltar no cardápio

Os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. As proteínas consistem nos alimentos construtores. Estão nas carnes, nas leguminosas (feijão, ervilha, lentilha e soja), no leite e seus derivados e nas sementes (castanha, nozes etc.). Atuam no crescimento e manutenção dos músculos e órgãos importantes, como cérebro, coração e fígado. Tem participação importante na preservação do sistema imunológico. Por isso seu consumo insuficiente baixa a resistência.
Já os carboidratos (arroz, massas etc.) e os lipídeos (óleos e gorduras) formam os alimentos energéticos. Servem como combustível e auxiliam o desenvolvimento e crescimento do corpo. Sua carência provoca diminuição de peso, fraqueza e cansaço.
Frutas e verduras são as principais fontes de vitaminas, sais minerais e fibras (confira quadro ao lado). Ambas contribuem para o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e são essenciais para que os alimentos construtores e energéticos realizem suas funções. A carência leva a anemia, alterações no crescimento e comprometimento de órgãos.
Segundo especialistas, geralmente as crianças que consomem quantidade exagerada de carboidrato e proteína costumam apresentar carência de vitamina A e de ferro. Segundo o pediatra Fernando Nóbrega, presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria, a anemia é um problema mundial.


Texto Anterior: Diferenças no cardápio do adulto e da criança
Próximo Texto: Refeições sem estresse
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.