São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Saiba evitar doenças de animais domésticos

O trabalho de cuidar de um animal doméstico não se restringe a alimentá-lo e a limpar a sujeira que ele faz na casa. É preciso observar possíveis mudanças nos hábitos dos bichos e não descuidar da higiene deles, para prevenir doenças.
A necessidade de cuidados especiais é comprovada por um estudo de médicos japoneses em parceria com a Gifu University. Os pesquisadores, que analisaram as causas de doenças alérgicas em crianças de três a seis anos por meio de questionário distribuído aos pais, revelaram incidência de mais casos de alergias em crianças que têm animais domésticos do que nas que não têm bichos.
Para evitar a transmissão de alergias de pele, olhe com freqüência entre os pêlos do bicho e observe se ele está se coçando muito. "No caso de o animal estar com micoses e transmitir ao dono, ambos têm de passar por tratamento", diz Paulo Eduardo Ferreira Velho, dermatologista do Hospital das Clínicas.
O pêlo dos animais cria um ambiente propício à proliferação do ácaro, causador de doenças como rinite e asma. Para prevenir, a dica é manter a higiene da casa, principalmente de tapetes e colchões.
A arranhadura do gato é outro perigo. Começa com uma pequena perfuração e pode assumir a aparência de um furúnculo. Os sintomas incluem fraqueza, náusea e calafrios. Para evitar, mantenha as unhas do gato aparadas.


Texto Anterior: Dia-a-dia - Compare
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.