São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EMPÓRIO

Nutrição, receitas, escolhas saudáveis

NAS ALTURAS

Pileque dos Andes

Agora que ceviches e outros pratos peruanos já fazem parte da cena gastronômica no Brasil, está na hora de incluir o pisco. A bebida destilada de uvas é produzida também em outros países, como o Chile. Mas no Peru, como explica o importador Guillermo Eric Niezen, a fabricação segue regras bem específicas. Os vários tipos de pisco se diferenciam pela espécie de uva usada na produção, como quebranta, itália e moscatel. As frutas, sem casca e sem semente, fermentam e passam uma vez pela destilação. O líquido é armazenado em tonéis de inox ou cerâmica, para manter a cor clara e a pureza do aroma. O teor alcoólico começa em 40%.

Redondito
Ingredientes
- 60 ml de pisco
- 15 ml de cherry brandy
- 30 ml de suco de cranberry
- 30 ml de suco de laranja
- 10 ml de suco de maracujá

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira, bata bem e sirva em uma taça de martíni grande. Decore com meia rodela de laranja.


SERVIÇO
La Mar
r. Tababuã, 1.410, Itaim Bibi, tel. (11) 3073-1213, São Paulo
Kapaq Importadora (pisco)
tel. (11) 3051-4503, São Paulo, kapaq.com


Pisco punch
Ingredientes
- 90 ml de pisco
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 60 ml de goma de abacaxi
- 30 g de doce de abacaxi

Para a goma e o doce de abacaxi
- 1 abacaxi
- 1 kg de açúcar
- 600 ml de água

Preparo
Faça a goma de abacaxi: descasque a fruta e corte em cubos bem pequenos. Coloque em uma panela junto com o açúcar e a água, em fogo baixo, até que o abacaxi fique com uma cor amarela bem forte e a água e o açúcar se tornem uma goma. Retire do fogo e coe, separando os pedaços da goma. Espere esfriar. Para fazer o drinque, coloque gelo em uma taça. Preencha metade de uma coqueteleira com gelo e coloque os ingredientes, menos os pedaços de doce de abacaxi. Bata bem e sirva até um dedo da borda da taça. Adicione o doce de abacaxi em cima.

Pisco sour
Ingredientes
- 150 ml de pisco
- 50 ml de suco de limão
- 50 ml de xarope de açúcar
- Clara de um ovo
- 3 gotas de angostura

Para o xarope de açúcar
- 1 e ˝ colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de água

Preparo
Faça o xarope, colocando a água e o açúcar em uma panela, em fogo baixo. Quando o açúcar estiver diluído, retire do fogo, antes de ferver. Na coqueteleira, juntar o pisco, o suco de limão, o xarope e a clara de ovo, e chacoalhe. Coloque em um copo e decore com três gotas de angostura. Coloque gelo a gosto.

LIVRO
Salada de carne
O livro "Uma Vegetariana no Açougue" (ed. Seoman), da blogueira americana Tara Austen Weaver, narra o caminho contrário ao mais comum nas escolhas de alimentação. Ela cresceu em uma família hippie e vegetariana na Califórnia, nos anos 70. Passou a infância à base de broto de alfafa e sopa de legumes. Só mais tarde é que começou a iniciação no mundo dos bois e das galinhas, por causa de problemas de saúde. A escritora desenvolve com bom humor a sua conflituosa relação com a carne, passando pela dificuldade para lidar com ossos e carcaças e pelas questões éticas da relação do ser humano com os animais.

SUSTENTABILIDADE
Artes plásticas mesmo Tubos de PVC se transformam em luminária nas mãos da arquiteta paulistana Carol Gay. Suas criações artesanais são uma forma de sensibilizar o público para a questão da sustentabilidade. O trabalho de Carol, ao lado do de outros 23 artistas, está no livro "Design + PVC: um novo olhar", recém-editado pela Solvay Indupa do Brasil, que também mantém um portal na internet (www.designpvc.org.br) com informações sobre esse material reusável.

OFICINA
Cozinha zero glúten
No próximo sábado (6/11) das 10h às 12h o chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô, comanda uma oficina gratuita para ensinar a cozinhar sem glúten. No cardápio, gel de linhaça, nhoque de banana verde, fuzile de amaranto, salada de quinua (foto), entre outros. O evento acontece na Loja Mundo Verde Vila Nova Conceição. Informações: (11) 3045-8893 e www.mundoverde.com.br.


Texto Anterior: Neuro Suzana Herculano-Houzel: Tranquilidade natural
Próximo Texto: O que eu ponho no meu carrinho
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.