São Paulo, quinta-feira, 03 de janeiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia - Em casa

Peças de vime e de bambu devem ser protegidas do sol e da umidade excessiva

Comuns em casas de veraneio, os móveis feitos de bambu ou de vime são resistentes e podem durar mais de 20 anos, mas, para isso, é necessário que recebam alguns cuidados.
Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção ao local em que as peças serão instaladas. Embora o vime e o bambu combinem com áreas externas, esses materiais não devem ficar expostos ao sol e à chuva, por exemplo. Ambientes úmidos, como o entorno de piscinas, também devem ser evitados.
"O ideal é usá-los em locais secos e com sombra", diz Dalva Betti, proprietária da loja de móveis Villa Mercato, em São Paulo. "Para a área da piscina, o melhor é usar material sintético. Qualquer peça à base de fibras naturais ou mesmo de madeira corre o risco de apodrecer com a umidade em excesso."
Só na hora da limpeza a água é bem-vinda. "Móveis de vime e de bambu podem ser enxaguados com água para restaurar a umidade das fibras", diz Betti. Depois, ressalta, é preciso deixar as peças secarem à sombra.
Betti também sugere o uso de um pano umedecido com uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio para retirar a sujeira dos móveis. No caso de tramas de fibras naturais, recomenda-se usar um aspirador de pó e uma escovinha.
Para dar um brilho extra às peças, basta completar a limpeza com uma flanela umedecida com lustra-móveis. Já álcool, detergentes ou solventes são proibidos, pois deterioram esse tipo de material.


Texto Anterior: Compare
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.