São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

QUITOSANA
"Li a reportagem "Falsas promessas" (ed. 5/4) e gostaria de saber se a quitosana emagrece."
FELICITA G. CIABATTONI (São Paulo, SP)

A quitosana é um derivado da carapaça de crustáceos que, após um processo industrial, pode ser ingerida e funcionar como uma fibra alimentar: ela se liga ao colesterol e impede que parte dele seja reabsorvida pelo organismo, explica Sílvia Cozzolino, professora de ciências farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo). "Pesquisas mostraram que a quitosana reduz entre 5% e, no máximo, 10% os níveis de colesterol. Existem diversos estudos em andamento para verificar a ação emagrecedora do produto, mas, por enquanto, não há nada conclusivo", afirma Cozzolino.

TRITURADOR
"Na seção "Em Casa" do dia 5/4, foi falado sobre o triturador de alimentos a ser instalado na pia da cozinha. Usei esse aparelho durante mais de 30 anos e confesso que ele é muito cômodo, mas cheguei à conclusão de que ele acaba sujando e poluindo a água com resíduos de alimentos e outros dejetos. Gostaria de saber a opinião de um técnico sobre o assunto."
DJALMA DE OLIVEIRA JR. (São Paulo)

Hélio Padula, gerente do departamento de serviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), afirma que, se a cidade tiver um serviço de esgoto completo, com coleta e tratamento, os resíduos decorrentes do uso do triturador não causarão problemas. "A carga orgânica é facilmente tratada nas estações", diz. Se a cidade não tratar o esgoto, aí sim o material pode poluir o local onde o efluente for despejado. Ele ressalta, porém, que talvez os efeitos fossem outros se o equipamento fosse usado em larga escala. "Não temos experiência quanto aos efeitos do aparelho se ele tivesse um uso massivo -se estivesse presente em 100% das casas, por exemplo."


Próximo Texto: Outras Idéias - Michael Kepp: A coroa de espinhos de Romário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.