UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Anti-hipertensivo para combater SII

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova arma para quem convive com os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) -doença que altera a sensibilidade e a motilidade do tubo digestivo- pode estar na clonidina, substância já usada no controle da pressão arterial. Nos últimos meses, o medicamento está sendo testado com sucesso em algumas clínicas no Brasil e no exterior.
Até então, dois medicamentos eram usados no combate à constipação e um contra a diarréia, sintomas provocados pela síndrome. A clonidina é eficaz no combate deste último.
Quem sofre do problema, que é mais comum em mulheres, reclama de ciclos de diarréia e constipação, além de dores e inchaço no abdômen.
Diferentemente dos medicamentos para a síndrome que interferem nos receptores de serotonina -neurotransmissor responsável pelo funcionamento do intestino-, a clonidina ataca em outra direção para combater a diarréia. "Ela estimula os receptores 2-adrenérgico, que também controlam os movimentos intestinais. Com isso, reduz a pressão dos músculos do intestino, aumenta a tolerância muscular e diminui a sensação de distensão, pondo fim à dor", diz o gastroenterologista Eduardo André, diretor do Serviço de Gastroenterologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Como o medicamento é ministrado em doses reduzidas (0,05 mg), ele não compromete a pressão arterial nem apresenta efeitos colaterais indesejados, diz o gastroenterologista.
A síndrome atinge de 10% a 20% da população. E, por ser um problema funcional, o diagnóstico da SII é feito por exclusão. Entre os sintomas estão esforço excessivo e urgência em defecar, sensação de evacuação incompleta e eliminação de muco com as fezes. Sabe-se também que situações de estresse desencadeiam o distúrbio.


Asma mata mais de 2.000 pessoas por ano no Brasil


Escolaridade e maconha
O nível escolar de quem procura o Ambulatório da Maconha, da Unifesp, aumentou em três anos. Em 2001, mais da metade dos usuários tinha o ensino médio incompleto. Hoje, dos 275 entrevistados, 21,5% cursaram grau superior e 26%, o ensino médio. Estão sendo recrutados 300 voluntários para o estudo sobre a duração do tratamento. Informações pelo tel. 0/xx/11/ 5575-1708.

Pílula milagrosa
Cientistas do Instituto Wolfson de Medicina Preventiva (Inglaterra) combinaram em apenas uma pílula seis medicamentos que previnem em 88% o risco de infarto e em 80% o de derrame. O remédio contém aspirina, redutor de colesterol, três estabilizantes de pressão sanguínea e ácido fólico. Foram feitos 750 estudos em 40 mil pessoas, mas as vendas dependem ainda de aprovação.

Erva fina
A Editora Larousse do Brasil acaba de lançar a enciclopédia "Larousse da Homeopatia". Escrito por Philippe Servais, o manual é ilustrado e possui descrições e análises de mais de 180 medicamentos, além de manual detalhado sobre a homeopatia odontológica e veterinária (320 págs., R$ 119; www.larousse.com.br).

TPM
O Departamento de Ginecologia do HC (SP) está recrutando 60 mulheres para tratar a tensão pré-menstrual com implante contraceptivo. As inscrições devem ser feitas pessoalmente (av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 5º andar, Prédio dos Ambulatórios), às sextas-feiras, das 8h às 10h.

Pressão autoritária
Quando um casal discute, tanto ele quanto a mulher têm a pressão arterial alterada, indica estudo realizado por pesquisadores da Universidade Miami, em Ohio (EUA). Detalhe: o aumento da pressão arterial é maior naquele que exige mudanças na forma de pensar ou de agir do parceiro (ou da parceira). E ainda: esse papel é mais comumente desempenhado pela mulher.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayão: Como a escola mata a vontade de aprender
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.