|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
foco nele
Aluno de medicina lança agência de consultas
CRISTINA CAROLA
DA REPORTAGEM LOCAL
Você já se sentiu perdido quando precisou de um médico especialista? "As pessoas acabam tirando conclusões precipitadas: "Esse médico deve ser bom porque
tem consultório num lugar legal, esse outro não, porque não atende em tal hospital'", diz o aluno quartanista da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Ricardo Martins, de 22 anos.
Com o objetivo de auxiliar o paciente
na tarefa de encontrar o melhor especialista para o seu caso, Martins criou a AlsoMedic, empresa definida por ele como
uma agência de consultas particulares.
Um serviço pioneiro em São Paulo, que
trabalha com profissionais de primeiro
time e os indica sem nenhum custo para
o paciente. Quem paga são os médicos
associados. Saiba, abaixo, como o serviço
funciona.
"Hoje, se você quiser comprar roupa, você sabe onde vai
encontrar as melhores roupas da cidade. Na medicina, não
havia um lugar que centralizasse a marcação de consultas
com excelentes médicos"
|
Folha - Qual a proposta da AlsoMedic?
Rodrigo Martins - É oferecer acesso rápido e seguro ao que há de melhor na medicina de São Paulo.
Folha - Como surgiu a idéia de formar essa agência de consultas?
Martins - Eu mesmo, como usuário,
sentia dificuldade de encontrar uma referência em medicina avançada. Hoje, se
você quiser comprar roupa, você sabe
onde vai encontrar as melhores da cidade. Na medicina, não havia um lugar que
centralizasse a marcação de consultas
com excelentes médicos.
Folha - Como funcionam os serviços da
sua empresa?
Martins - A missão da AlsoMedic não é
só ser uma lista dos melhores médicos de
São Paulo. São três grandes tarefas: selecionar os médicos, facilitar o acesso do
público a eles, privilegiando a marcação
de consultas, e aprimorar a relação de
atendimento. Apesar de alguns médicos
do grupo terem lista de espera para dois
meses, a meta da empresa é encaixar o
cliente em, no máximo, cinco dias úteis,
pois a agência tem na agenda do médico
um espaço reservado para os clientes.
Marcada a consulta, a empresa acompanha o processo até o final à distância. A
gente liga para o paciente e confirma a
consulta, verifica se no dia as consultas
estão atrasadas e vê se ele precisa de
transporte. O leva-e-traz é o único serviço que tem custo, R$ 100. Depois a equipe
faz a pós-consulta, para saber se o cliente
ficou com dúvidas e se precisa de ajuda
para marcar os exames. Além disso, temos o serviço anjo da guarda. Às vezes, o
paciente tem de operar, e a gente tenta
desburocratizar o processo para ele, vendo, por exemplo, qual hospital a rede credenciada dele aceita.
Folha - E como a AlsoMedic escolhe esses
profissionais?
Martins - Vários médicos de vários hospitais e centros universitários são ouvidos para descobrir quem, em uma determinada especialidade, é tido como referência ou revelação entre eles. Depois, é
aplicado um escore, que avalia consultório, disponibilidade, atendimento. São
inúmeros fatores que servem para a gente avaliar se a premissa básica desse médico vai ser cumprida, ou seja, atender
bem. Não importa que ele tenha inúmeras qualidades se não atende bem.
Folha - Quantos médicos compõem seu
quadro?
Martins - Atualmente, a gente já tem
cerca de 50 médicos, um por especialidade. Nosso primeiro livro traz a relação
deles. No próximo, vamos dar mais opções aos clientes, pelo menos dois ou três
de cada especialidade.
Folha - Como a AlsoMedic se mantém?
Martins - Os médicos pagam uma taxa
para participar.
Folha - A empresa atende quem tem convênio?
Martins - Nosso foco aqui é o atendimento particular, mas, se alguém precisar de uma informação sobre o Hospital
das Clínicas (HC), por exemplo, vai ter. É
o caso de uma paciente que ligou para a
central procurando um especialista em
transplante de pulmão, mas não existe
serviço particular que faça esse transplante, então indicamos o HC. No futuro,
a gente quer fazer algo na mesma linha
para quem tem convênio. Na prática, liga
muita gente que tem convênio e quer pagar uma consulta particular para resolver
seu problema. A pessoa está cansada de
ouvir opiniões divergentes e ser tratada
de uma maneira que ela não acha ideal.
Folha - Como a sua agência pretende melhorar a relação médico-paciente?
Martins - Em primeiro lugar, o paciente
sabe quem é o médico. Se o médico está
na AlsoMedic, ele atende de forma diferenciada, mais humana. Até hoje era o
médico, o paciente e só. Agora, é ele, o
médico e a AlsoMedic para não deixar
que nenhum ponto passe desapercebido.
Folha - E se, no final do processo, o paciente fica insatisfeito?
Martins - A gente tenta recolocá-lo em
outra consulta gratuitamente. Mas não
dá para garantir ao paciente que vai dar
tudo certo, porque na medicina não existe isso. Apesar de todo o esforço em triar
médicos que a gente julga excelentes e fazer um atendimento complementar, não
dá para garantir que, se você for a um
médico da AlsoMedic, você será curado.
O que dá para garantir é que você terá o
melhor atendimento de São Paulo.
O livro da agência, com a relação de profissionais
credenciados, pode ser solicitado pelo site
www.alsomedic.com.br ou pelo tel. 0/xx/11/
3148-9008.
Texto Anterior: alecrim: Mineirinho de olho puxado Próximo Texto: quem é ele Índice
|