UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Mineirinho de olho puxado

A combinação mineiríssima de frango com quiabo e polenta ganhou uma toque inédito, trazido do Oriente pelas mãos da chef de cozinha goiana Daniella Andrade. O quiabo virou ingrediente de um crocante tempura, e o guisado de frango aparece regado a shoyu. Confira abaixo essa releitura de um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, que, por sinal, é muito fácil de ser preparado.

Guisado de frango ao shoyu com tempura de quiabo e polenta mole

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias: 578,1; carboidratos: 44 g; lipídeos: 29,1 g; proteínas: 29,7 g

Ingredientes (para seis pessoas)
Para o guisado: 6 coxas e sobrecoxas juntas (a sobrecoxa deve estar sem pele e sem osso); 1 cebola grande picada; 1 colher (sobremesa) de gengibre picado; 1 xícara (chá) de óleo de milho; 700 ml de cerveja clara; 2 xícaras (chá) de shoyu, sal e pimenta-branca moída. Para a polenta: 2 litros de água; 450 g de fubá mimoso; sal; pimenta-branca moída e 3 colheres (chá) de manteiga. Para o tempura: 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de amido de milho; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1/2 xícara (chá) de água gelada. Óleo para fritar e 500 g de quiabo limpo.

Como fazer
O guisado: misture todos os ingredientes e deixe marinar por duas horas. Cozinhe o frango na marinada. A polenta: misture o fubá com a água, o sal e a pimenta-branca e cozinhe em fogo médio, batendo sempre, com batedor de arame, para não empelotar. O tempura: prepare a massa misturando todos os ingredientes, menos o quiabo. Passe os quiabos na massa e frite-os em óleo quente. Coloque a polenta no prato e, no centro, o frango. Cubra com o molho e decore com o tempura de quiabo. Receita da chef Daniella Andrade, do Café Mille Foglie.


Texto Anterior: Medidas de proteção
Próximo Texto: foco nele: Aluno de medicina lança agência de consultas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.