São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acupuntura e terapia miofascial são semelhantes

Um estudo desenvolvido pela Clínica Mayo da Flórida, EUA, sugere que acupuntura (foto) e terapia miofascial têm resultados semelhantes no alívio para a dor musculoesquelética crônica.
A pesquisa mostrou que ambas as técnicas têm características comuns: utilizam pontos desencadeantes nos músculos e na fáscia (faixa de tecido fibroso que reveste músculos, ossos, órgãos e outras estruturas do corpo) para tratar a dor.
Peter Dorsher, especialista em dor crônica da Clínica Mayo, analisou estudos publicados sobre as duas técnicas e demonstrou que esses pontos são anatômico e clinicamente similares no tratamento. Em outro estudo recente, ele observou que pelo menos 92% dos pontos da terapia miofascial correspondiam anatomicamente aos pontos da acupuntura e que a correspondência clínica era maior do que 95%.
A acupuntura chinesa clássica trata a dor e uma variedade de problemas de saúde com o uso de agulhas finas para restaurar a transmissão nervosa, explica o médico.
Já a terapia miofascial utiliza pontos-gatilho para aliviar a dor, que são sensíveis ao toque. Para diminuir a dor nesses pontos, os profissionais usam injeções, compressão, massagem, estimulação elétrica e estiramento, entre outras técnicas.
O que provavelmente une essas duas disciplinas é o sistema nervoso, que transmite a dor, explica o médico.

TRATAMENTO
Tanto a acupuntura quanto a terapia miofascial utilizam pontos semelhantes no tratamento da dor, diz pesquisador


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Ranking de pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.