São Paulo, quinta-feira, 03 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Crescimento das unhas

É mais fácil ter "garras" nas mãos do que nos pés. As unhas dos pés crescem mais devagar porque sofrem traumas repetidos (topadas, por exemplo) e são menos oxigenadas devido ao uso de sapatos fechados, diz a dermatologista Eliana Sênos. O crescimento desigual pode ser provocado ainda por fatores genéticos, como a menor vascularização dos dedos dos pés.

Cheiro de gás

Sentir cheiro de gás é bem desagradável, mas isso só acontece por uma questão de segurança. O gás de cozinha, ou GLP (gás liquefeito de petróleo), é totalmente inodoro. Seu cheiro é artificial e obtido pela adição de substâncias à base de enxofre. Isso é feito para que os vazamentos sejam percebidos rapidamente, diminuindo os riscos de acidente.

Estremecimentos

A pele arrepia, e o corpo contrai sem motivo. A sensação, chamada de "arrepio da morte", é uma resposta do sistema nervoso a estímulos externos (principalmente frio) ou psíquicos. "Quando alguém sente medo ou fica ansioso, o organismo libera substâncias como a adrenalina, que causam tremores e ereção dos pelos", diz o neurocirurgião Eduardo Faria de Góes.



Texto Anterior: Poucas e boas: Cabeça de camarão contra os coágulos
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.