São Paulo, quinta-feira, 03 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

PICÃO
"Gostaria de saber se o chá de picão ajuda a melhorar a cor amarelada da pele e se existe alguma contra-indicação para quem tem gastrite."
ZULEMA
(São Paulo)

De acordo com o químico Benjamin Gilbert, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), algumas pesquisas desenvolvidas com animais mostraram que o picão funciona no tratamento de malária, uma das doenças que deixam a pele amarelada. Entretanto, ainda não se sabe se os efeitos seriam os mesmos em humanos nem se há algum risco para a saúde. "Trabalhos em animais não registraram casos de toxicidade, mas não podemos dizer que o chá seja seguro", afirma Gilbert, ressaltando que algumas pesquisas mostram que o conteúdo químico da planta varia conforme a região em que ela é cultivada.

MAÇÃ
"Gostaria de saber o porquê de as maçãs fuji e gala vendidas em supermercados de São Paulo apresentarem forte odor e sabor de mofo. Durante anos não havia traços desse problema. Essas maçãs provocam distensão estomacal e arrotos contínuos com sabor de mofo. Queria saber quais são os possíveis riscos à saúde."
LUIZ BARBOSA
(Mirandópolis, SP)

"Pela descrição do leitor, imagino que essas maçãs não estejam sendo corretamente armazenadas a baixas temperaturas", afirma Gilvan Wosiacki, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Maçã da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Segundo ele, isso poderia levar ao desenvolvimento de bolores em partes previamente danificadas das frutas. Outra hipótese, segundo ele, é que as maçãs estejam podres no centro. Nesse caso, embora as frutas pareçam intactas por fora, elas possuem, no interior, filamentos de fungo semelhantes a uma teia de aranha. Segundo Wosiacki, se a fruta apresentar podridão mole, cheiro de mofo ou o próprio bolor, ela não deve ser consumida, pois pode conter uma toxina denominada patulina. "Como ela "migra", não adianta tirar a parte doente da fruta e comer a "sadia", pois ela não estará tão sadia assim", afirma. O pesquisador recomenda que o problema seja encaminhado à inspeção estadual.


Texto Anterior: Outras idéias: A inconveniência
Próximo Texto: Saúde: Pesquisadores buscam cura para diabetes com cirurgia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.