São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malhação no picadeiro

Aula de circo movimenta, enrijece e alonga o corpo todo

DANIELA TALAMONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para uma geração que busca exercícios para estimular o corpo, a mente e o espírito -e não só para empinar o bumbum-, entregar-se à magia do circo é um convite tentador.
Afinal, onde mais crianças e adultos, magros e gordinhos podem enrijecer os músculos, aumentar a flexibilidade e queimar calorias enquanto "voam" de um trapézio para outro e dão piruetas?
Algumas academias até tentaram levar conceitos circenses para suas aulas, mas quem nasceu no circo garante que só suas famílias dominam as técnicas. "As atividades são muito específicas, tanto que não há curso no Brasil que forme professores de circo", afirma Alessandro Leite, da Circo Escola Picadeiro.
Para quem acha que o clima lúdico pode afetar o resultado dos exercícios, Rejane Vargas, responsável pelas aulas da Academia Brasileira de Circo, diz que até para fazer palhaçadas um artista circense deve levar a sério os limites do corpo e os movimentos. Segundo ela, antes de fazer as peripécias no picadeiro, o palhaço precisa adquirir força, resistência e flexibilidade.
Na prática, o aluno tem de suar e se esforçar -o que queima muitas calorias. Tanto as atividades aéreas quanto as realizadas no solo, por exigirem equilíbrio e acrobacias, movimentam, alongam e enrijecem todas as partes do corpo, especialmente os músculos do abdome. O preço das aulas circenses pode ser menor do que o de muitas academias (três vezes por semana podem custar R$ 120, na Circo Escola Picadeiro, ou R$ 170, na Academia Brasileira de Circo).
Outra vantagem é que pais e filhos (a partir dos seis anos) podem se exercitar juntos. A arquiteta Mirian Butenas, 50, e seu filho Teo, 13, por exemplo, vão juntos às aulas há três anos. "Um apoia o outro nos desafios. Aqui ninguém está preocupado com a roupa ou a celulite. Eu me divirto o tempo todo", diz Mirian.


Onde encontrar

Academia Brasileira de Circo
av. Nicolas Boer, 120, São Paulo;
tel. 0/xx/11/2076-0087
www.academiadecirco.com.br

Circo Escola Picadeiro
av. das Nações Unidas, 203, Osasco;
tel. 0/xx/11/3078-0944
www.picadeirocirco.com.br

Galpão do Circo
r. Girassol, 323, São Paulo;
tel. 0/xx/11/3812-1676
www.galpaodocirco.com.br

Circo Escola de Diadema (aulas gratuitas)
av. Afonso Monteiro da Cruz, 263, Diadema;
tel. 0/xx/11/4044-5263
www.tapiasvoadores.com.br




Texto Anterior: Corrida - Rodolfo Lucena: De olho nos 80
Próximo Texto: Rosely Sayão: A difícil arte de ser criança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.