São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esqui sem neve

Tipo de caminhada com bastões, a "nordic walking" trabalha braços, tem pouco impacto articular e queima mais calorias

FLÁVIA MANTOVANI
EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

Uma modalidade que veio da neve, mas pode ser praticada em vários terrenos, pode ajudar a tirar mais proveito das caminhadas. Mais difundida em países como Alemanha, Inglaterra e Suíça, a "nordic walking" (caminhada nórdica) utiliza bastões semelhantes aos de esqui, que impulsionam o corpo para a frente, aumentando a velocidade.
Segundo a entidade inglesa Nordic Walking UK, a atividade queima até 46% mais calorias do que a caminhada comum, reduz a pressão nas articulações e trabalha, ao mesmo tempo, membros inferiores e superiores. "Ela exercita praticamente todos os músculos e melhora a postura", afirma Fernanda Pinto, professora de educação física do spa Lapinha, em Lapa (PR), que oferece a atividade.
"Você faz força com o bastão para baixo, dá passos mais rápidos e precisa torcer mais o tronco. Isso aumenta a capacidade aeróbica", diz o professor de educação física Júlio Vallim, que fez curso para instrutor da atividade na Alemanha.
Segundo Pinto, a caminhada pode ser feita até por quem tem problemas nas articulações ou na coluna. "Os braços auxiliam as pernas no deslocamento, e isso oferece mais segurança e equilíbrio."
A modalidade surgiu na década de 1930, quando esquiadores finlandeses começaram a usar os bastões de esqui fora da temporada de neve para não perder o ritmo. Atualmente há cerca de nove milhões de praticantes regulares no mundo, segundo a Nordic Walking UK.
Os bastões são leves e devem ser comprados de acordo com a altura da pessoa -alguns permitem regular esse parâmetro. Podem ser usados na praia, na grama, no campo e no asfalto, com adaptadores de borracha. Podem ser comprados no exterior (a Argentina é o país mais próximo a vendê-lo) ou pela internet, usados.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: [+]Corrida - Rodolfo Lucena: Balanço das dores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.