São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZMA

É a abreviação, em inglês, para aspartato de monometionina de zinco. Contém zinco, magnésio e vitamina B6. O revendedor do produto (fabricado nos EUA) afirma que tal combinação pode elevar os níveis de testosterona em até 30% e aumentar a força muscular e a libido.
O urologista Jorge Hallak, coordenador da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia da USP, conta que uma pesquisa do Instituto Adolfo Lutz mostrou que 2/3 dos suplementos nutricionais americanos voltados para a função erétil contêm derivados de testosterona não revelados na embalagem. Em indivíduos propensos, esses derivados criam um efeito rebote que pode afetar a função reprodutiva, além de causar agitação, insônia e nervosismo.
Quanto à capacidade de o zinco e o magnésio promoverem o aumento da testosterona, o urologista diz que isso só faz sentido para pessoas com deficiência dos minerais.


Texto Anterior: Funciona?
Próximo Texto: EDTA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.