São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDTA

É a sigla de ácido etileno diamino tetracético, vendido como "desintoxicante", por eliminar do organismo metais pesados. O fabricante é uma empresa sediada no Reino Unido, que alega no site (que tem opção de texto em português) que o suplemento também remove o cálcio das paredes das artérias, diminui a oxidação das placas de gordura nos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Promete reduzir o colesterol em 20%.
Segundo Ribas Filho, da Abran, o EDTA é uma substância quelante (com capacidade de "agarrar" íons metálicos e possibilitar sua eliminação pelo organismo) usada para intoxicações crônicas por metais pesados, só sob supervisão médica.
Isso porque o EDTA também pode retirar outras substâncias importantes para o organismo, gerando uma deficiência nutricional. O cardiologista César Jardim, do HCor, desconhece estudo mostrando a capacidade de o quelante retirar o cálcio depositado nas artérias.


Texto Anterior: ZMA
Próximo Texto: Libido da Noruega
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.